13 / 02 / 2014

O discreto (e eficaz) poder dos aromas

Dizem os sábios que o aspecto mais estressante da rotina não é fazer as mesmas coisas todos os dias, mas fazê-las ou vê-las da mesma maneira. Na modernidade, o tempo gasto dentro do carro, no trânsito de todos os dias, lidera o ranking das situações em que os cinco sentidos (nossas janelas para o mundo) ficam anestesiados. Felizmente há muitos atalhos para tirar as experiências sensoriais do piloto automático. Uma delas está nos aromas que podem ser usados, também, dentro do automóvel. Mas, nem pense, entretanto, nos odorizadores artificiais. Por conterem conservantes sintéticos, podem dar dor de cabeça e agredir o olfato.

essential oil in action

Uma saída natural são os óleos essenciais puros. Explorados há mais de seis mil anos pelos egípcios por suas propriedades medicinais, eles também são uma ferramenta eficaz para tratar males do corpo e da mente, despertar a alma, acordar memórias, imortalizar experiências, reduzir os efeitos da poluição ou simplesmente – o que não é pouco – melhorar o humor e ajudar a prolongar a respiração.

Opinião >> Segundo a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, diplomada em aromaterapia holística pelo ´Tisserand Institute´ de Londres e fundadora da Aromaflora (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia), o uso de óleos essenciais no carro pode ser muito benéfico. “Permanecemos boa parte do dia no trânsito sob as mais diversas condições climáticas, de tráfego e de estresses em geral. Os óleos acalmam, revigoram, estimulam, ajudam na concentração e no combate ao enjoo”, afirma Yoshimura.

13_abs (2)

Aromas curativos >> O melhor guia para escolher a fragrância no seu carro é o seu olfato e suas necessidades. Para ter uma experiência boa faça uso de óleos essenciais puros em vez de odorizadores ou sachês à base de essência. Logo abaixo, alguns dos sintomas que mais acometem os motoristas na direção e os respectivos óleos que podem ajudar a reduzi-los. Se sua necessidade não estiver nesta lista, consulte um aromaterapeuta ou pesquise sobre os óleos essenciais em materiais sérios na internet.

Sono e cansaço – use óleos estimulantes, como alecrim (exceto para epiléticos, hipertensos e gestantes); hortelã pimenta, que também ‘clareia’ a mente; citronela, estimula e inspira; e limão, além de estimular, ajuda na concentração.

Estresse – as opções são capim limão, litsea cubeba e ylang ylang, este atua como revigorante, antidepressivo e ansiolítico.

Distração – experimente o óleo essencial de limão e o de vetiver, que ajuda a ‘aterrar’ quem vive no mundo da lua.

Medo – Jasmim estimula a autoconfiança; o cedro dá autoconfiança e força; litsea cubeba, trabalha as angústias; e o patchouli, que atua como fortalecedor.

Acalmar bebês e crianças – se para o adulto o trânsito pode ser estressante, imagine para os pequenos. A recomendação aqui é usar o óleo de capim limão, que atua como sedativo dos nervos.

Ácaros e poluição – os óleos podem ajudar também com a higienização do carro. Use o óleo de tea tree, um ótimo inseticida e fungicida contra ácaros. Para reduzir os efeitos da poluição, experimente hortelã-pimenta, que tem efeito descongestionante.

13_abs (3)

Como preparar? >> Para preparar o seu odorizador natural, Beatriz ensina quatro opções simples:

1 – Coloque 10 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de álcool de cereais ou álcool etílico em uma embalagem spray. Borrife ao entrar no carro, na saída do ventilador ou do ar condicionado;

2 – Pingue 5 gotinhas em uma argola de cartolina e a pendure no espelho retrovisor;

3 – Pingue gotas de óleo essencial em sachês de feltro ou de cerâmica e deixar no console do carro.

4 – Coloque o óleo essencial em um difusor elétrico próprio para carro. Cuidado: jamais use qualquer óleo essencial direto na tapeçaria do veículo.

Para saber mais: http://beatrizyoshimura.blogspot.com.br/

(Adriana Bernardino Sharada é jornalista, escreve há quase uma década sobre caminhos e reflexões para uma vida mais equilibrada no trânsito. Pesquisa as mais variadas ferramentas para o autoconhecimento, com especial interesse pelo yoga e seus meios para integrar corpo, mente e espírito)

Deixe seu comentário