13 / 09 / 2018

DS 3 Crossback é lançado, inclusive, com versão elétrica

13_ds3 (1)

Certamente você lembra que a DS (anteriormente um braço mais esportivo da Citroën) hoje trabalha em carreira solo, mas a nova marca não abandonou o estilo e, muito menos, o padrão tecnológico encontrado em todos os produtos do Grupo PSA, a holding que engloba em seu guarda-chuva as empresas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Faurecia, dentre outras subsidiárias menores.

13_ds3 (2)

Segundo lançamento >> A DS mantém uma boa dinâmica e, após lançar o DS 7 Crossback (um SUV médio), apresentou nesta quinta-feira (13/9), o novíssimo DS 3 Crossback, carro que vai brigar no segmento de utilitários esportivos de porte compacto. A grande novidade é a versão puramente elétrica desse SUV que chega antes mesmo de uma opção híbrida, que seria um pouco mais coerente nesse momento.

13_ds3 (3) 13_ds3 (5)

Nova plataforma >> Totalmente inédito, o modelo já é montado na chamada “Common Modular Platform ou CMP”, a plataforma global que começa a atender a vários carros da PSA, inclusive o recém-chegado Citroën C4 Cactus. Em relação ao design, é nítida a inspiração do primeiro DS 3, esportivo compacto que já esteve no showroom das concessionárias Citroën no Brasil.

13_ds3 (4)

Desenho >> O desenho externo é uma misturada só: os faróis obedecem ao que se estipulou de ´estilo orgânico´, com formas curvas nas partes superior e lateral. A enorme grade compõe um conjunto harmonioso com as grandes entradas de ar frontais e as famosas ´barbatanas de tubarão´ decoram a lateral do veículo, na base da coluna ´B´.

13_ds3 (6)

Na frente, tudo lembra demais os traços da japonesa Lexus e há um uso exagerado de cromados. As maçanetas embutidas na carroceria também remetem ao famoso elétrico californiano Tesla Model S. Outro destaque – que hoje é uma tendência global forte – é o desenho do grupo óptico traseiro com lanternas fininhas e uma barra horizontal que cobre toda a extensão do porta-malas.

13_ds3 (7)

Medidas >> Com 4,12 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,54 m de altura, o DS 3 Crossback é realmente um carro compacto e se enquadra no segmento que mais cresce no mundo. As versões mais caras trazem uma central multimídia de 10,3 polegadas e pacote de freio autônomo. Já o volume do porta-malas é de 350 litros, condizente com o tamanho e proposta do utilitário esportivo.

13_ds3 (8)

Elétrico >> Como dito, o novo DS 3 Crossback também já está sendo ofertado numa versão 100% elétrica. Chama-se “DS 3 Crossback E-Tense” e vem equipada com um motor elétrico que desenvolve 100 kW (136 hp) e 26,5 kgf.m de torque. Uma bateria de íons de lítio de 50 kWh alimenta todo o veículo. Seu carregamento pode ser feito num terminal de carga rápida (até 100 kW, o que permite o retorno de 80% da força em 30 minutos) ou 7 horas de carga em energia monofásica, 5 horas em trifásica ou ainda 20 horas plugado numa tomada doméstica convencional. A autonomia declarada é de 400 km.

13_ds3 (9)

Convencional >> Já as versões com motores a combustão, serão ofertadas para o mercado europeu com três propulsores: 1.2 e 1.6 a gasolina e 1.5 a diesel, com potências que variam entre 100, 130 e 155 hp. As caixas de câmbio podem ser manual de 6 marchas ou automática com 8 velocidades. Todos com tração apenas na dianteira. Os preços e a data exata da chegada nas concessionárias ainda não foram anunciados. O modelo será destaque no estande da DS no próximo Salão de Paris. (Fotos: divulgação PSA)

13_ds3 (10)

Deixe seu comentário