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E63 S AMG Estate: a ultraveloz perua da Mercedes-Benz

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No Brasil, o mercado das peruas (station wagons) é praticamente nulo, com vendas que não atingem, sequer, 1% do total das comercializações de veículos leves. Ao contrário, na Europa esse tipo de automóvel continua muito bem aceito por um variado público. A Mercedes-Benz – marca tradicional nesse segmento há décadas – apresentará agora em março no Salão de Genebra 2017 as duas versões mais apimentadas da SW Classe “E” AMG.

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Ligeiras diferenças >> Tais quais as versões com carroceria sedã e cupê, as novas E63 4Matic Estate e a sua derivação “S” vêm com o cultuado motor 4.0/V8 biturbo. As diferenças entre as configurações são mínimas, mas existem.

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O primeiro conjunto desenvolve 571 hp de força máxima e 75 kgf.m de pico de torque. Já a versão “S” oferece uma saída mais ousada de força: são 612 cv e 85 kgf.m de torque. Ambas são espetaculares na aceleração e conseguem sair da imobilidade aos 100 km/h em 3,5 e 3,6 segundos, respectivamente.

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Mais tecnologia >> A Mercedes-AMG destaca que o motor 4.0/V8 agora está um pouco mais eficiente graças à implantação de um sistema de desativação de cilindros, ou seja, em velocidade constante, quatro dos oito cilindros são desligados em nome da economia de combustível e redução de emissões.

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A nova E63 S AMG Estate possui uma resposta ainda mais ágil do que a sua antecessora. Uma das causas da ampliação do desempenho é a nova transmissão AMS Speedshift MCT (com embreagem múltipla) e com 9 velocidades. Outro destaque é o novo conjunto AMG Performance 4Matic AWD (All-Wheel-Drive), que distribui o torque nos eixos dianteiro e traseiro de maneira totalmente variável, ou seja, sob demanda.

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Design >> A marca germânica enfatiza que, cada detalhe do exterior foi projetado para permitir o aproveitamento máximo da performance. A frente ostenta duas gigantescas entradas de ar (que são funcionais para alimentar o fôlego do motor) e uma clássica grade com oito barras verticais e mais duas linhas horizontais que sustentam uma enorme estrela de três pontas.

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A perua está 27 milímetros mais larga, com os arcos dos para-lamas maiores para acomodar as novas rodas. Seu novo porta-malas comporta 640 litros, mas pode ser ampliado para 1.820 litros com os bancos traseiros rebatidos. Os assentos de trás podem ser dobrados para baixo numa divisão 40:20:40; e o desbloqueio do sistema é elétrico.

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Personalização >> Essa bela máquina oferece quatro diferentes programas de condução: Comfort, Sport, Sport Plus e Individual. Os parâmetros-chave são totalmente modificados ao gosto do condutor, tais como: resposta do motor, transmissão, suspensão, direção e até o controle de estabilidade. Independentemente dos programas de acionamento, o motorista tem a opção de pressionar o botão “M” para mudar diretamente ao modo manual, aonde as mudanças de marchas somente são realizadas usando as alavancas de trocas atrás do volante. A versão “S” também vem com o programa de passeio “Race” para condução altamente dinâmica em circuitos de corrida.

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Completíssima >> Ambas as versões dispõem de direção eletromecânica e radar frontal acoplado ao piloto automático adaptativo. A E63 S AMG Estate funciona de maneira semi-autônoma em diversas ocasiões, mantendo-se na faixa, por exemplo, sem o auxílio das mãos do condutor. O interior reforça o viés dinâmico do carro, com numerosos detalhes especialmente concebidos para o mundo esportivo. Há muito couro, aço, fibra de carbono e tecido Alcântara por dentro. Opcionalmente, as costuras dos bancos e painel podem vir com linha amarela, assim como os bancos AMG (com apoios de cabeça integrados) podem ser encomendados como opcionais.

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Mais do que um veículo familiar, essa SW é uma homenagem à esportividade. É um sensível trabalho de refinamento e charme associados a um dinamismo que somente a AMG é capaz de oferecer nesse segmento. (Fotos: divulgação)

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