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Ford comemora 100 anos da linha de montagem

A Ford comemora nesta semana os 100 anos da linha de montagem de automóveis em série, uma adaptação de Henry Ford (que se inspirou em linhas de fabricação de máquinas de costura e armas) ao setor automotivo para a produção em massa de veículos. Do início da montagem do Modelo “T” aos dias atuais, a Ford expandiu sua estrutura global e, até 2017, vai aumentar ainda mais a flexibilidade de seus processos para produzir em média quatro diferentes modelos em cada fábrica ao redor do mundo. A empresa prevê que 90% de suas fábricas no mundo irão operar em altas escalas de trabalho aumentando em mais de 30% o tempo de produção.

Fábricas globais >> A expansão na capacidade global da Ford ajudou a preservar empregos em todo o mundo e permitirá à empresa produzir cerca de 6 milhões de veículos em 2013, aproximadamente 16 unidades a cada minuto. Até 2015, a Ford vai inaugurar 14 fábricas, incluindo a unidade de motores de Camaçari (BA) em 2014 e outras na China, Rússia, Índia, Tailândia e Romênia. Segundo a empresa, até 2017, praticamente todos os veículos Ford serão produzidos com nove plataformas, aumentando a eficiência da manufatura e entregando aos consumidores globais todos os equipamentos, tecnologia e economia de combustível que eles desejam. Hoje, a Ford utiliza 15 plataformas de veículos e tem a linha mais atualizada da indústria.

Inovação mundial >> Há 100 anos, Henry Ford e seu time na fábrica de Highland Park lançaram a maior contribuição do mundo para o avanço da manufatura: a primeira linha de montagem móvel. Ela simplificou a montagem dos 3.000 componentes do Ford Modelo T, distribuindo-a em 84 etapas executadas por grupos de trabalhadores, enquanto uma correia puxava o chassi dos veículos ao longo da linha. O novo processo revolucionou a produção e diminuiu o tempo de montagem de cada veículo de 12 horas para cerca de 90 minutos, reduzindo o custo, o tempo e a mão de obra necessários para construir automóveis. Com o aprimoramento da linha de montagem através dos anos, Ford conseguiu baratear o preço do Modelo T de 850 dólares para menos de 300 dólares e, pela primeira vez na história, veículos de qualidade eram acessíveis para as massas. Em 1927, Ford produzia um Modelo T à cada 24 segundos e vendeu mais de 15 milhões em todo o mundo – metade de todos os automóveis somados na época.