A Hyundai fez uma reformulação completa no Sonata, seu sedã médio/compacto. A marca já anuncia para o primeiro trimestre desse ano o lançamento da versão híbrida e também da configuração híbrida ´plug-in´, ou seja, que necessita ter as baterias recarregadas numa tomada.
Fabricação >> Ambos serão produzidos na fábrica de Asan (Coreia). O modelo ganhou novo design exterior, incluindo rodas de liga leve com estilo inédito também. Por dentro, tudo foi refeito pela marca coreana: painel de instrumentos, volante, sistema de navegação de áudio/vídeo, tudo ganhou estilo mais moderno com arquitetura eletrônica mais avançada.
Motores >> O Sonata Híbrido 2018 tem um motor tradicional a combustão 2.0 de quatro cilindros que funciona associado a uma unidade elétrica de 38 kW (51 cavalos de potência). O propulsor convencional produz 154 cv e em parceria eles atingem um pico de 193 hp de força.
A marca estima que o modelo terá um consumo médio de 17,8 km/litro em ciclo misto cidade/estrada e a autonomia total atinge animadores 1.046 quilômetros com 1 tanque cheio. É possível, segundo a montadora, andar puramente no modo elétrico até os 120 km/h.
Mais autonomia >> A Hyundai informa que o Sonata Híbrido Plug-in é ainda mais tecnicamente avançado. Sua bateria de polímeros de íons de lítio é cinco vezes maior do que a bateria da Sonata Híbrido. Ela pode ser recarregada em menos de três horas e é possível rodar com essa versão, cerca de 950 quilômetros sem usar uma única gota de combustível!
Outras características >> Como itens de série padrão, ambos vêm com 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freios ABS, sistema de monitoramento de pressão de pneus, faróis de LED e DRLs.
A linha traz, também, detector de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, sistema de manutenção de faixa e assistência automática de feixe alto dos faróis. (Fotos: divulgação)