Desde 2010

buru-rodas

Lamborghini Urus: a invasão dos SUVs continua!

05_lu (1)

Lá pela década de ´60 a Lamborghini chegou a preparar um protótipo daquilo que, possivelmente, seria o seu primeiro utilitário esportivo. Mas o projeto não foi adiante. Agora, numa perspectiva completamente diferente, a marca italiana pertencente ao Grupo VW, lança e já coloca à venda o “Urus”, o seu – de fato – inédito SUV. A empresa prefere chamá-lo de ´SSUV´ (Super Sport Utility Vehicle), algo como ´veículo utilitário superesportivo´.

05_lu (2)

Mundo novo >> Diante de uma demanda de mercado que exige esse tipo de carroceria e a versatilidade que somente um SUV pode oferecer, a Lamborghini entra num luxuoso e disputadíssimo segmento aonde já se encontram outros oponentes fortíssimos, como Bentley, Jaguar, Land Rover, Porsche, Audi… Agora somente faltam adesões da Ferrari e da Rolls-Royce à esse tipo de veículo tão cobiçado e bem sucedido no mundo atualmente.

05_lu (3)

Conjunto espetacular >> Com um design irrepreensível, o Lamborghini Urus representa o luxo e a esportividade de maneira emblemática e imponente. Medindo 5,1 m de comprimento e 3 m de distância entre-eixos, ele chega a ter proporções até um pouco mais avantajadas que as do Audi Q7, por exemplo, modelo alemão (também pertencente à VW) com o qual compartilha a chamada ´plataforma modular MLB Evo´.

05_lu (4)

Versatilidade >> Logicamente, o ponto fulcral desse projeto (que provavelmente será o mais lucrativo da Lamborghini daqui por diante) é a conquista de clientes abastados que gostam da marca, mas estão em busca de muito mais conforto e espaço, coisa que os carros esportivos tradicionais, baixinhos e com espaço apenas para duas pessoas, não conseguem oferecer.

05_lu (5)

O belo Urus disponibiliza suspensão inteligente adaptativa em conforto e ajustes de altura, chassi moldado em aço e alumínio, rodas de alumínio com aros entre 21 e 23 polegadas e freios de cerâmica como equipamento padrão. Seis são os modos de ajustes de condução. O lindo modelo com tração integral pode trafegar pela lama, neve, areia, barro, etc….

05_lu (6) 05_lu (7)

Motorização >> Como não poderia deixar de ser, nesse caso, a dinâmica do conteúdo teve que acompanhar o impacto da forma. O Lamborghini Urus possui motor V8 twin-turbo de 4,0 litros que fornece 650 hp de potência máxima aos 6.000 rpm e incrível torque de 85 kgf.m já aos 2.250 rpm. Com 162,7 hp/litro, o Urus fornece uma das saídas de potência específicas mais altas do seu segmento e excepcional relação peso/potência de apenas 3,38 kg/hp.

05_lu (8) 05_lu (9)

Com esses dados, a Lamborghini promete uma performance respeitável com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, 0 a 200 km/h em 12,8 segundos e velocidade máxima de 305 km/h.

05_lu (10)

Contexto geral >> Para quem procura muito espaço interno, desempenho digno de um Lamborghini e exclusividade…, o Urus será uma das opções mais desejadas nesse nicho de SUVs de alto luxo. O interior tem decoração extremamente requintada com uso abusivo de materiais de primeira qualidade, como o couro, alumínio escovado, tecido Alcântara, fibra de carbono e até madeira.

05_lu (11)

O conforto segue com bancos aquecidos ou refrigerados com 18 opções de ajustes elétricos e massagem. O sistema de som foi desenvolvido pela Bang & Olufsen e conta com 21 alto-falantes e subwoofer. O sistema de direção elétrico também oferece modo semi-autônomo de condução.

05_lu (12)

Frigir dos ovos… >> Dinâmico, bem feito e com design irretocável, essa máquina deverá tornar-se o produto mais rentável e cobiçado da Lamborghini já nos próximos meses vindouros. A marca italiana já abriu pré-venda do modelo no mundo todo e prevê entrega das primeiras unidades para o início de 2018. Um caso típico de dupla personalidade, aonde a esportividade efervescente junta-se com muita exatidão, ao charme tradicionalista de uma marca adorada. Nos Estados Unidos o modelo está sendo ofertado por US$ 200.000, aproximadamente, R$ 650.000. (Fotos: divulgação)

05_lu (13)