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Mais famoso do mundo: veterano de guerra, o Jipe completa 75 anos de estrada!

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Dos carros, o mais valente. Das lendas, a mais viva. Das histórias, a mais completa. Do carisma, o maior. No dia 21 de setembro próximo, o Jipe (que não nasceu ´Jeep´…), veículo que divide o posto de automóvel mais famoso do planeta com o VW Fusca, completará 75 anos. E o mundo comemora!

Acima o Bantam Piloto, primeiríssimo Jipe de todos. Aqui, o Willys Model A com motor 2.2 de 4 cilindros e 65 hp
Acima o Bantam Piloto, primeiríssimo Jipe de todos. Aqui, o Willys Model A com motor 2.2 de 4 cilindros e 65 hp

Saga de 60 dias >> A data carimba o feito inimaginável engendrado pela American Bantam, de concluir – em apenas 60 dias (a partir da encomenda do Exército norte-americano) – um protótipo chamado ´Bantam Piloto´. Antes de a ideia ser esculpida no aço e finalizada com o veículo em perfeito funcionamento, a minúscula montadora que tinha apenas 15 pessoas na sua folha de pagamento, topou a parada e, do marco zero, em incríveis 11 dias, arranjou um sócio, criou e desenvolveu um projeto de um utilitário leve com tração 4X4 e o apresentou à instituição militar no prazo estabelecido.

Ford GP (General Purpose): motor 1.9 e 46 cv de potência
Ford GP (General Purpose): motor 1.9 e 46 cv de potência

Peneira >> Os militares americanos tinham pressa. A 2ª Guerra tomava vulto e a Alemanha já tinha no campo de batalha o Kübelwagen (derivado do Fusca) como ´veículo leve de reconhecimento´. A Bantam precisava de alguém com capacidade para tocar o projeto relâmpago com o menor número de erros.

Karl K. Probst, o competente engenheiro e designer que criou essa revolução sobre quatro rodas
Karl K. Probst, o competente engenheiro e designer que criou essa revolução sobre quatro rodas

Com habilidade diplomática, a fábrica conseguiu resgatar Karl K. Probst, competente engenheiro e designer que, num toque mágico, finalizou o desenho do carro a cinco dias da expiração do prazo. Das 135 indústrias que receberam o convite em 11 de julho/1940 para produzir 70 unidades experimentais, apenas a American Bantam e a Willys-Overland apresentaram o projeto 11 dias depois. A Ford também estava presente no momento da abertura dos envelopes, mas, curiosamente, não havia levado sugestão alguma.

Boa sequência para acompanhar a evolução "da espécie"
Boa sequência para acompanhar a evolução “da espécie”

Como a Willys já sinalizara que não teria como apresentar o modelo pronto em mais 49 dias a partir dali, restou para a Bantam a glória de ser a criadora oficial do carro que um dia seria globalmente conhecido como ´Jeep´.

Lindo modelo militar com o "uniforme" verde oliva, roupagem mais usada pelo Jipe na sua história
Lindo modelo militar com o “uniforme” verde oliva, roupagem mais usada pelo Jipe na sua história

Mão na massa! >> Praticamente sem descanso, o engenheiro Karl Probst junto com a sua equipe esculpiram a máquina atendendo às especificações do Exército americano, dentre elas, ter 585 kg de massa (detalhe praticamente impossível), portar guarnição de para-lamas que, de fato, protegessem os soldados da lama levantada pelos pneus, oferecer espaço para armamentos e combustível extra, provisões de acampamento e, claro, ter a robustez de um rinoceronte!

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Probst conseguiu, enfim, no dia 21 de setembro de 1940 concluir o carro. Após alguns testes ao redor da fábrica da Bantam, o primeiro jipe da história saiu rumo ao campo de provas Holabird no dia 23/9/1940. O modelo percorreu 368 quilômetros e manteve uma velocidade média de 40 km/h para amaciar o motor. Rompeu o portão do quartel exatamente às 16h30min, ou seja, a 30 minutos para o término do prazo! Foi aprovado com louvor.

Aqui e na próxima imagem abaixo, os primeiros testes severos no ambiente militar para comprovar, enfim, a robustez de um rinoceronte!
Aqui e na próxima imagem abaixo, os primeiros testes severos no ambiente militar para comprovar, enfim, a robustez de um rinoceronte!

Com uma verba de pouco mais de 170 mil dólares, a Bantam teria que fabricar 62 carros com tração 4X2 e 8 unidades com tração – e direção – nas 4 rodas! A ousada empresa então começou a colocar no forno o Bantam Mark II, uma evolução do modelo Piloto.

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Multiplicação >> Como o projeto fora comprado pelo Exército dos Estados Unidos, as plantas originais da Bantam foram repassadas à Willys e Ford, daí surgiram as encomendas das primeiras 4.500 unidades (1.500 veículos de cada fabricante). Com habilidade, os militares forçaram uma junção do melhor que cada uma dessas marcas tinha, mas, com o passar do tempo, a Willys ganhou mais espaço na indústria por fabricar o mais potente dos Jipes.

Raio X do veículo mais versátil de todos os tempos!
Raio X do veículo mais versátil de todos os tempos!

O Willys MA (´Model A´) tinha motor 2.2 (2.200 cm³) de 4 cilindros com 65 hp de potência, mais forte, portanto, que o Bantam 40 BRC (Bantam Reconnaissance Car / 1.8 e 45 hp) e o Ford GP (de General Purpose, do inglês, ´ Propósito Geral´), com motor 1.9 e 46 cv. Em setembro de 1941 a Willys ganhou um contrato maior, sendo a Ford contratada como segunda opção. A Bantam, criadora do modelo, ficou encarregada apenas de fabricar um trailer (reboque) de carga durante a 2ª Guerra.

Dr Luiz Duarte Araújo: artesão de mão cheia e profundo conhecedor da história do Jipe, constrói belas miniaturas  automotivas desde criança
Dr Luiz Duarte Araújo: artesão de mão cheia e profundo conhecedor da história do Jipe, constrói belas miniaturas automotivas desde criança

Paixão pela marca >> O médico Luiz Duarte Araújo, agora já aposentado, desde criança que desenvolve o hobby de criar miniaturas em escala de 1:20 ou 1:25, ou seja, 20 ou 25 vezes menores que os automóveis reais. Dentre vários materiais, ele utiliza ferro, acetato, silicone, borracha e acrílico para transformar a sua imaginação em lindos veículos miniaturizados de todas as épocas.

 

A partir daqui, 13 lindas fotos da coleção do médico que também é artista plástico
A partir daqui, 13 lindas fotos da coleção do médico que também é artista plástico
Ferro, lata, plástico, borracha, silicone, acetato e acrílico que se transformam em pura arte
Ferro, lata, plástico, borracha, silicone, acetato e acrílico que se transformam em pura arte

Além da impressionante obra de arte em si, o pacato Dr.Luiz é um profundo conhecedor da história automotiva e se destaca, principalmente, no conhecimento dos Jipes. Fabricou todos os modelos desde o primeiro Bantam, passando por séries especiais e militares até chegar aos últimos Jeep´s Ford feitos no Brasil.

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Réplicas exatas >> Outro fascinado pelo carismático Jeep é o engenheiro mecânico Marco Antônio Gonçalves Pontes. Também merece ser citado nesse aniversário de 75 anos do carro mais versátil de todos, por ter construído na garagem da própria casa duas réplicas idênticas de Jipes nacionais: um 1951 e outro 1954 que, de tão perfeitos, confundem-se com qualquer carro original.

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A incrível versão do Jipe fundido a uma estrutura de helicóptero!

Termino agora como comecei, com um versinho despreocupado sobre o veterano de guerra, o inigualável Jeep! Dos carros, o mais valente. Das lendas, a mais viva. Das histórias, a mais completa. Do carisma, o maior…

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Curiosidades >> 1) Dizem que o nome ´Jeep´ surgiu do “slurring”, o enrolar ou a junção e pronúncia das duas letras GP, abreviatura militar para ´General Purpose´, nome dado ao modelo de Jipe Ford;

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Versão militar utilizada pelos Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira)
Versão militar utilizada pelos Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira)

2) Há quem diga que o nome apareceu a partir do personagem ´Eugene the Jeep´, dos desenhos animados do Popeye;

A incrível versatilidade do Jipe gerou várias versões especiais, como esta, preparada para combater incêndios
A incrível versatilidade do Jipe gerou várias versões especiais, como esta, preparada para combater incêndios

3) O nome Jeep se tornou praticamente um sinônimo global para designar veículos off-road. Atualmente a marca norte-americana Jeep pertence ao conglomerado FCA (Fiat Chrysler Automobiles);

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Réplica em miniatura do Bantam Piloto feita com material utilizado por protéticos

4) Para evitar a decapitação de soldados a bordo de Jeeps por finos cabos de aço estendidos nos campos de batalha, foi adotada uma haste frontal de ferro com a mesma função das que vemos hoje em dia nas motocicletas, como proteção a barbantes;

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5) A Willys-Overland construiu durante a 2ª Guerra Mundial cerca de 368 mil jipes. A Ford, 277 unidades. E a Bantam fez cerca de 100 mil trailers que eram rebocados pelos jipes;

Dr Luiz Duarte e seu filho Marcelo, também construtor de miniaturas e fã do Jipe
Dr Luiz Duarte e seu filho Marcelo, também construtor de miniaturas e fã do Jipe

6) Depois da Guerra a Willys registrou o nome ´Jeep´ e planejou ligar a imagem do seu veículo ao ambiente das Fazendas. E um dos slogans mais famosos dessa marca para o seu utilitário foi o seguinte: “O sol nunca se põe sobre o poderoso Jeep!”. Por ter um marketing mais eficiente, a Willys conseguiu fazer com que o mundo a reconhecesse como criadora do veículo, mas o verdadeiro – e primeiro Jipe – foi feito pela Bantam.

Réplica exata (em tamanho real) do Jeep Willys 1954 feita à mão pelo Engenheiro Mecânico, Dr Marco Antônio Gonçalves Pontes
Réplica exata (em tamanho real) do Jeep Willys 1954 feita à mão pelo Engenheiro Mecânico, Dr Marco Antônio Gonçalves Pontes. Abaixo, mais uma imagem emblemática do Bantam Piloto, o primeiro dos primeiros jipes.

7) O primeiro Jipe tinha pneus com sulcos desenhados em forma de “V”, bem parecidos com os pneus de trator. Os militares americanos solicitaram uma inteligente mudança, alterando o desenho da borracha de forma que os inimigos não pudessem identificar pelo rastro se o carro estava indo ou vindo! (Fotos antigas: divulgação / Fotos das miniaturas: Ricardo Lêdo)

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