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Niro, a grande novidade da Kia Motors para a América Latina

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Um dos modelos mais importantes para a consolidação da Kia no chamado “circuito verde”, o Niro fará a sua estreia na América Latina durante o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O mercado de crossovers subcompactos híbridos e/ou elétricos é um dos segmentos que mais cresce no mundo e o Niro busca o seu espeço no setor.

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Estilo >> O modelo que se junta ao Kia Optima híbrido e ao Soul EV, é o primeiro da marca montado sobre a plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes. Desenvolvido nos centros de design da marca em Irvine, Califórnia e Namyang, Coreia, o Niro tem uma linguagem de design forte, com superfícies de linhas mais robustas, com traços atípicos para um veículo híbrido. O desenho frontal é bastante familiar da marca sul-coreana com destaque para a grade e faróis que mantém a assinatura estética atual da Kia.

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Por dentro >> O painel de instrumentos do Niro é bem organizado, ´limpo´ e com indicadores coloridos. Os controles secundários estão expostos facilmente à mão do condutor e demais ocupantes do veículo. O espaço interior é beneficiado com a distância do entre-eixos de 2.700 mm. O crossover traz uma posição elevada bastante semelhante a do Kia Soul, proporcionando uma visão mais ampla das ruas.

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Parte técnica >> As baterias de alta tensão estão localizadas sob os assentos traseiros. A nova plataforma do modelo foi especificamente projetada para acomodar um único powertrain híbrido gasolina-elétrico e traz uma estrutura leve com 53% de aço de alta resistência. O uso de materiais também contribuiu com a integridade estrutural e rigidez à torções. O peso do veículo foi reduzido com o uso de alumínio no capô, tampa traseira e em vários elementos de suspensão incluindo os braços inferiores e pinças de freio.

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Trem de força >> O Niro traz o motor Kappa 1.6 GDi de quatro cilindros, totalmente novo e projetado especificamente para aplicações híbridas. Ao desenvolver 103 hp de potência, o propulsor marca a primeira combinação do ciclo Atkinson ao arrefecer-se da recirculação do gás de escape para maximizar a eficiência. Outro motor de tração (com 43 hp) montado na transmissão, trabalha em conjunto com o motor a gasolina produzindo força máxima de 146 cv. A transmissão é automática de seis velocidades e dupla embreagem e o modelo também é equipado com um sistema regenerativo de frenagem, que reaproveita a energia que seria dissipada para a recarga das baterias. (Fotos: divulgação)