Desde 2010

buru-rodas

Ofensiva de SUVs: VW lança o Tiguan Allspace 2019

09_vwt 001

O VW Group tem como objetivo principal ser o líder global nas vendas de automóveis. Sua filial do Brasil repete essa meta e também quer ocupar o primeiro lugar no mercado nacional. Ultimamente a empresa tem renovado todo o seu portfólio: lançou recentemente o Polo e o Virtus e nesse momento apresenta ao mercado brasileiro o Tiguan Allspace, o primeiro de cinco SUVs que serão lançados pela marca alemã por aqui até 2020. O segmento de utilitários esportivos continua em crescimento constante e, estima-se que em quatro anos no máximo, os SUVs ocuparão 40% da totalidade de todos os mercados relevantes mundiais, incluindo o Brasil. O Tiguan Allspace, portanto, mostra-se estratégico para a VW nessa cruzada rumo ao primeiro lugar do ranking.

09_vwt 002

Configurações >> Fabricado em Puebla (México), o modelo chegará nas concessionárias em maio próximo em três versões: Tiguan Allspace 250 TSi (com 5 lugares, motor 1.4 turbo/150 hp, rodas aro 17” e câmbio automático DSG de 6 marchas); Tiguan Allspace 250 Comfortline (com tudo do carro de entrada + rodas aro 18”, rack de teto cromado, bancos de couro com regulagens elétricas e sete lugares), e, finalizando o ´line up´, há o Tiguan Allspace 350 R-Line, também de 7 lugares. A configuração topo da gama vem com todo o conteúdo das anteriores, só que traz motor 2.0 TSi de 220 hp, câmbio automático DSG de 7 velocidades e diversos adendos especiais de segurança e conforto, como por exemplo, piloto automático adaptativo e tampa do porta-malas que abre só com o movimento do pé embaixo do parachoque traseiro (e fecha via botão ou de forma autônoma). O único opcional é o teto solar panorâmico ao preço de R$ 4.000.

09_vwt 003

Contexto >> Do antigo Tiguan, só restou o nome. Até o sobrenome ´Allspace´ é novo. O modelo é o primeiro SUV da marca vendido no Brasil, fabricado sobre a famosa plataforma ´MQB´, a mesma que atende ao Golf, Virtus, Polo, etc… A versatilidade dessa arquitetura modular possibilitou a criação de um novo carro absolutamente diferente da geração anterior. A distância entre-eixos, por exemplo, está quase 20 cm maior. O ganho disso é o espaço para as pernas dos ocupantes da segunda fileira de assentos. A oferta de rodas também cresceu. O Tiguan pode vir com aros de 17, 18 ou 19 polegadas.

09_vwt 004

Interior >> O modelo já oferece o chamado ´cockpit virtual´. Seu painel de instrumentos (active info display) nada mais é do que uma tela de 12,3 polegadas completamente configurável. O sistema de infotainment é moderníssimo e compatível com celulares da Apple e demais androids. A VW tem se destacado no avanço – e na facilidade de uso – dos seus sistemas de entretenimento a bordo. Os comandos são fáceis de se entender e de manipular. O modelo também já vem equipado com o prático manual de instruções cognitivo, que responde a mais de 8.000 dúvidas sobre o carro através de comando voz, texto ou até fotografia.

09_vwt 005

Motores e câmbios >> A máquina será ofertada com dois conjuntos distintos de propulsores e câmbios. A versão de entrada e a intermediária virão com o motor turbo Total Flex 1.4 TSi com 150 hp e 25,5 kgf.m, ambas com transmissão automática DSG de 6 marchas.

09_vwt 006

Já o Tiguan Allspace R-Line 350 TSi vem com motor 2.0 turbo TSi com câmbio DSG automático de 7 marchas, 220 hp e 35,7 kgf.m de torque. As nomenclaturas ´250´ e ´350´ são uma alusão aos valores de torque aferidos em ´Newton/metro´.

09_vwt 007 

Veredicto >> Pelo excepcional conteúdo de todas as versões, os preços são coerentes com os pacotes de segurança (6 airbags) e tecnologia. Os valores sugeridos são os seguintes: Tiguan Allspace 250 TSi (5 lugares) R$ 124.900; Tiguan Allspace 250 Comfortline (7 lugares) R$ 149.990 e Tiguan Allspace 350 R-Line (7 lugares) por R$ 179.990. A gama é muito bem servida. O sistema de ar-condicionado Climatronic distribui a ventilação em 3 zonas, atendendo até a última fileira de bancos; e o modelo já traz, também, o modo de estacionamento autônomo ´Park Assist 3.0´, ainda mais sofisticado.

09_vwt 008

O novo Tiguan Allspace será osso duro de roer para a concorrência nesse patamar entre R$ 125.000 e R$ 180.000. O conteúdo é extremamente moderno, o rodar é confortabilíssimo e o design tem contexto muito imponente com estilo que segue a estética global da VW. Tem tudo pra dar certo. (Fotos: divulgação VW)

09_vwt 009