31 / 10 / 2017

Patrocinado pela VW, concurso para apoio de jovens empreendedores do Paraná tem inscrições prorrogadas

Uma das melhores oportunidades para os jovens empreendedores é a possibilidade de se diferenciar no mercado de trabalho. Muitas vezes faltam conhecimento e experiência em gestão, além de suporte financeiro. Para ajudar na conquista dos primeiros passos desses microempreendedores, a Volkswagen do Brasil está patrocinando pelo 2º ano consecutivo o programa social Geração Empreendedora, para capacitar jovens paranaenses de 18 a 35 anos que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios.

A área de Sustentabilidade & Autovisão da Volkswagen é a responsável por acompanhar cada passo da implementação do projeto e realizar a prestação de contas ao Governo do Paraná. Com o incentivo, os participantes do Desafio poderão acessar conteúdos exclusivos de capacitação e mentoria para o desenvolvimento de seus negócios. Ao final, serão escolhidos quatro empreendedores (um de cada categoria) para receber a premiação em evento de reconhecimento em Curitiba, com a participação da Volkswagen, da ONG Aliança Empreendedora e de representantes do Governo do Paraná. “A Volkswagen do Brasil acredita que o empreendedorismo é um dos motores para o desenvolvimento econômico e social do País e por isso tem investido em iniciativas que apoiem essa atividade, especialmente por parte dos jovens, como é o caso do programa Geração Empreendedora”, afirmou o gerente-executivo de Sustentabilidade & Autovisão, Edvaldo Picolo. “Para a Volkswagen é uma enorme satisfação contribuir para um projeto tão grandioso como este, que transformará positivamente a vida profissional de jovens paranaenses no mercado de trabalho como microempreendedores.”, destacou o diretor da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, Marcos Ap. Ruza.

31_concurso

Como participar >> Para participar do desafio, além de ter entre 18 a 35 anos e residir no Paraná, o empreendedor deve ter uma ideia de negócio ou já ter um negócio em andamento. As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente pelo site www.desafioparana.com.br até o dia 10/11. O resultado final do Desafio, com o anúncio do empreendedor destaque de cada categoria, será revelado em dezembro numa cerimônia realizada em Curitiba. Os dez finalistas de cada categoria serão convidados a participar, e o transporte e hospedagem serão custeados pelo projeto.

Categorias >> Os interessados poderão se inscrever em uma entre as quatro categorias: Ideia de Negócio (máximo de seis meses de existência), Negócio (mínimo de seis meses de existência), Negócio com Tecnologia, e Negócio com Impacto Social (mínimo de seis meses de existência e que envolva algum impacto social no serviço/produto ofertado).

Etapas >> A seleção dos empreendedores vencedores será dividida em quatro fases: Inscrições: os candidatos devem se inscrever pelo site para a 1ª Fase do Desafio. A inscrição será avaliada pela equipe do projeto. Se aprovado, o candidato passa a integrar a 2ª Fase do Desafio. Nesta fase não há limite para o número de aprovados. // Capacitação on-line e desafios: os participantes aprovados deverão assistir aos doze episódios da websérie “Empreender MODO ON”, na qual terão acesso, de forma gratuita, a treinamento e informações sobre as melhores práticas de gestão para o desenvolvimento de seus negócios. Eles devem completar a capacitação respondendo a questionários sobre o conteúdo, para então receber um certificado de conclusão e confirmar a participação na próxima etapa do concurso. // Encontro regional: Até 25 finalistas de cada categoria do Desafio participam do Encontro Regional, recebendo capacitação presencial da Aliança Empreendedora e fazendo uma apresentação relâmpago do seu negócio. // Reconhecimento: dez finalistas de cada categoria melhores colocados na fase da avaliação e pelo júri participam, em Curitiba, de uma cerimônia de reconhecimento e do encontro final do projeto com a Aliança Empreendedora.

Empresa cidadã >> O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais desenvolvidas pela Volkswagen do Brasil no entorno da sua unidade no Paraná.

Uma hora para o futuro” >> Todos os anos, os colaboradores da fábrica doam de forma voluntária o equivalente a uma hora do seu trabalho para beneficiar instituições da região, dentro do programa “Uma Hora para o Futuro”, criado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen com o apoio da empresa. Em 2017, a organização beneficiada foi o Patronato Santo Antônio pelo sexto ano consecutivo, instituição do município na região da fábrica que oferece a mais de 700 crianças e jovens cursos profissionalizantes, reforço socioeducativo, oficinas culturais, atividades esportivas, entre outros. O valor foi investido no ensino profissionalizante dos adolescentes assistidos.

Costurando o Futuro” >> Por intermédio da Fundação Volkswagen, durante os anos 2012 a 2015, ocorreu a formação de 90 mulheres em situação de vulnerabilidade social, moradoras do entorno da fábrica em São José dos Pinhais, em corte, costura e empreendedorismo social para estruturação de negócios próprios. Implementado inicialmente em São Bernardo do Campo, em 2009, o “Costurando o Futuro” foi ampliado para a fábrica do Paraná com recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2016, por meio de um acordo entre a Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado do Paraná, dois novos municípios: Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais foram beneficiados com a metodologia e formações do projeto Costurando o Futuro. Em 2017, dez novos municípios indicados pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná serão atendidos pelo Projeto. Ao todo, mais de 76 toneladas de tecidos já foram transformadas em novos produtos.

Outras iniciativas >> A fábrica da Volkswagen no Paraná possui ainda parcerias com a prefeitura de São José dos Pinhais para o desenvolvimento de inúmeras ações envolvendo a comunidade, recebendo o título de empresa cidadã por seus projetos sociais no município. Entre eles: Campanha do Agasalho, Campanha de Páscoa, Natal Sem Fome e Adote uma Criança. A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais, que em sua última edição, realizada em 2016, recebeu 130 mil visitantes. A unidade do Paraná também possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores, seus familiares e a comunidade. O projeto, realizado em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, visa desenvolver competências empreendedoras e de gestão de negócios, e ampliar o acesso a conhecimento, redes de contato, mercado e crédito. O objetivo é valorizar iniciativas inovadoras e formar esses jovens para alcançar sucesso em seus negócios e fomentar o desenvolvimento econômico nas comunidades onde estão inseridos. A primeira fase do programa está sendo lançada neste mês com o início das inscrições e seleção dos empreendedores. Até dezembro deste ano, serão selecionados os negócios ou ideias de negócio de destaque em quatro categorias diferentes para receber um investimento de R$ 7 mil reais cada no “Geração Empreendedora – Desafio Paraná”. O apoio da Volkswagen do Brasil ao projeto social Geração Empreendedora garante a viabilidade de todo o programa, desde a contratação da ONG Aliança Empreendedora responsável pelo desenvolvimento do treinamento, a construção da plataforma digital, o recrutamento de mentores parceiros, as ferramentas para a formação dos jovens microempreendedores, os recursos necessários para os encontros presenciais até a premiação dos finalistas. (Foto: divulgação VW)

Deixe seu comentário