28 / 04 / 2018

Pneu de “óleo de soja” já é uma realidade

 

Com a expectativa de que mais de dois terços da população mundial deverá habitar as cidades até 2050, a necessidade de soluções de mobilidade urbana focadas em produtos ambientalmente sustentáveis, aumentará substancialmente. Nos últimos anos, a Goodyear trabalhou com o órgão norte-americano United Soybean Board para desenvolver tecnologia baseada em soja com foco em melhorar o desempenho dos pneus. Após testes intensivos, a Goodyear apresentou sua nova tecnologia que aplica o óleo de soja ao composto do pneu como substituto do petróleo. Esta tecnologia está sendo usada em dois novos pneus Goodyear produzidos para o mercado dos Estados Unidos: o WeatherReady Assurance e o Eagle Enforcer All Weather.

28_p s 01

Prêmio >> Por sua inovação e excelência, a Goodyear recebeu o renomado Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria ´Desempenho Ambiental do Ano´, na edição 2018 da Tyre Technology Expo em Hannover, Alemanha. A Goodyear descobriu que o óleo de soja poderia melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios e melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. Além disso, a tradicional fabricante de pneus percebeu que o óleo de soja se mistura mais facilmente com compostos de borracha e reduz o consumo de energia, melhorando a eficiência na fabricação dos compostos.

28_p s 02

Mais inovação >> A Goodyear trabalha constantemente no desenvolvimento de produtos inovadores que atendam às necessidades não apenas do motorista de hoje, mas principalmente do futuro. Outro exemplo é o pneu apresentado pela empresa no Geneva International Motor Show, que literalmente dá vida ao futuro da mobilidade. É o protótipo Oxygene, que possui uma estrutura única com musgos vivos na parede lateral do pneu. Essa estrutura aberta e o design inteligente da banda de rodagem absorvem e circulam a umidade e a água da superfície da estrada, permitindo a fotossíntese e, portanto, a liberação de oxigênio no ar! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas que vivem em áreas urbanas, onde a poluição do ar é medida, estão expostas a níveis de qualidade do ar que ultrapassam os limites estabelecidos por essa entidade. A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem e está presente no Brasil há 99 anos. (Fotos: divulgação Goodyear/Fonte: assessoria de imprensa Goodyear do Brasil)

28_p s 03

Deixe seu comentário