Desde 2010

buru-rodas

Surpresa: Jaguar anuncia para 2018 o I-Pace, seu SUV 100% elétrico

15_jip-001

A Jaguar apresentou nesta terça-feira (15/11) para apenas 300 convidados, a sua maior novidade que será exposta a partir do dia 18 de novembro no “Los Angeles Auto Show 2016”. Apesar de ser exibido ainda como um carro-conceito, o utilitário esportivo “I-Pace”, segundo a marca inglesa, já entrará na linha de produção em 2018.

15_jip-002

Design irretocável >> Visualmente muito interessante, o SUV totalmente elétrico foi inspirado no supercarro C-X75. Por terem ´trens de força´ bem mais compactos que os tradicionais conjuntos de propulsão de veículos à combustão, os carros elétricos oferecem mais liberdade de criação para os designers, caso do I-Pace, que ganhou um estilo “cab-forward” (cabine avançada), oferecendo muito mais espaço interno do que um SUV tradicional com motorização a gasolina.

15_jip-003

15_jip-004

Detalhes técnicos >> Concebido para comportar até cinco pessoas, o Jaguar I-Pace Concept tem tração nas quatro rodas, potência máxima de 400 hp e torque brutal de 70 kgf.m. Detalhe: nos veículos elétricos o pico do torque já é disponibilizado ao mínimo toque no acelerador, ao contrário dos carros normais a combustão que precisam desenvolver velocidade para começar a entregar, gradualmente, a potência e o torque máximos.

15_jip-005

Mais espaço >> Sem um motor de combustão interna e também sem o túnel que comportaria a caixa de transmissão, o design do I-Pace teve a cabine deslocada para a frente e também a distância entre-eixos ampliada. As vantagens são várias: maior espaço para as pernas dos ocupantes dos assentos traseiros, silhueta mais aerodinâmica, proporções externas mais vigorosas, maior espaço interno geral e, o mais importante, equilíbrio de massas (frontal, central e traseira), colaborando para a dinâmica e estabilidade do veículo.

15_jip-006

Conforto >> O comprimento de entre-eixos do Jaguar I-Pace é de 2.990 milímetros, medida normalmente só encontrada em SUVs maiores e sedãs de alto luxo. O perfil do modelo é todo ´musculoso´ e muito aerodinâmico, com linhas bem ousadas, como por exemplo, o rasgo radical no capô, que funciona como canal de ar para a refrigeração dos motores e baterias. O para-brisa frontal tem dimensão avantajada e o teto solar panorâmico complementa a sensação de liberdade que se tem dentro do carro.

15_jip-007

15_jip-008

Autonomia >> Com rodas de 23 polegadas decoradas com inserções pretas na parte interna e acabamento diamantado por fora, o I-Pace é calçado com pneus 265/35. Seu coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,29. O baixo arrasto frontal favorece a ótima autonomia de pouco mais de 500 quilômetros, oriundos de uma carga completa (numa tomada comum de 220 V) após uma hora e meia de alimentação na energia.

15_jip-009

Enfim… >> O utilitário esportivo Jaguar I-Pace Concept é mais uma manifestação concreta de uma marca automotiva famosa que está se preparando para as novas demandas de um brevíssimo futuro. Esse modelo será a maior atração da Jaguar no Salão de Los Angeles (18-27 novembro) e representa uma evidente mudança de postura em relação ao que ocorrerá, muito brevemente, com os veículos modernos e suas novas opções de propulsão.

15_jip-010

Evolução >> Há uma expectativa de que ao longo dos próximos cinco anos, o mundo automotivo sofrerá mais mudanças do que nas últimas três décadas, ou seja, marcas que não oferecerem no seu portfólio opções de veículos elétricos ou ao menos híbridos, simplesmente estarão à margem da concorrência.

15_jip-011

Além de bonito, espaçoso e bem acabado, o I-Pace mantém a tradição de alta performance da Jaguar. Ele consegue sair da imobilidade atingindo os 100 km/h em apenas 4 segundos. Tão rápido quanto as mudanças que estão chegando por aí… (Fotos: divulgação)

15_jip-012