A VW do Brasil já iniciou a comercialização da linha 2016 do Gol, seu carro de maior sucesso no mercado nacional e que está comemorando 35 anos de história no país. Recordista em comércio e em tempo de liderança como o veículo mais vendido em território brasileiro, o Gol mantém-se firme na sua 5ª geração dando muito trabalho à concorrência. Entre as novidades da linha 2016 estão algumas mudanças no acabamento e a adoção de detalhes cromados nas versões Comfortline e Highline. Ele passa a contar com retrorrefletores nos para-choques traseiros para todas as versões.
Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi lançado no dia 8 de maio de 1980 e está na sua 5ª geração. O modelo acumula 8,7 milhões de unidades produzidas, sendo que exatamente 7.755.071 unidades foram feitas no Brasil e as demais em outros países como, por exemplo, a Argentina. Além disso, o Gol soma 6.581.972 de unidades comercializadas no mercado nacional e 1,2 milhão de carros exportados para 66 países, sendo o automóvel mais produzido, comercializado e exportado da indústria nacional até hoje. O Gol também é o 8º mais produzido do Grupo VW no mundo, ficando atrás apenas dos seguintes ´parentes´: Golf, Fusca, Jetta, Polo, Passat, Tranporter e Audi A4.
Linha 2016 >> Trendline: versão de entrada disponível nas carrocerias de duas e quatro portas. Tem opções de motores 1.0 Flex (76 cv) ou 1.6 MSi de 104 cv. Traz de série vidros dianteiros com acionamento elétrico e desembaçador traseiro.
Comfortline: Em sua opção intermediária, o Gol Comfortline (oferecido somente com carroceria de 4 portas) passa a trazer de série detalhes cromados na cabine, rodas de 15 polegadas com pneus 195/55 R15, faróis e lanterna de neblina. A grade dianteira agora vem pintada de preto brilhante.
Highline: Na configuração topo de linha, o Gol Highline (apenas de quatro portas), vem exclusivamente com motor 1.6 MSi de 104 cv. Traz nova grade dianteira em preto brilhante com inserto cromado, frisos cromados nos faróis e detalhes internos (aro da alavanca de câmbio, molduras das saídas de ar, botões de ventilação e maçaneta, entre outros) também cromados. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm pneus 195/55 R15. Entre os opcionais para a versão Highline do Gol estão o revestimento dos bancos de couro sintético “Native” e o kit “Tecnologia”, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. São também opcionais as rodas de 16 polegadas com pneus 195/50 R16.
Gol Track e Rallye: têm em comum a maior altura em relação ao solo, comparados às demais versões do Gol. O Gol Track tem motor 1.0 e o Rallye vem com o motor 1.6 de 120 cv. Essa última versão pode vir com opção de câmbio manual ou automatizado I-Motion.
35 anos do Gol: uma história de sucesso >> O primeiro Gol tinha motor refrigerado a ar com 1.300 cm³ e 47 cv (uma variação do usado no Fusca, com que conviveria até 1986) e câmbio com quatro marchas. Em 1981 o Gol ganhou um motor mais potente, 1.6 com 67 cv, também refrigerado a ar. A primeira versão com motor de quatro cilindros em linha com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1.6 litro e o primeiro Gol GT, com motor 1.8. Em suas cinco primeiras gerações, o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica, introduzindo no país, várias novidades. Acompanhe as principais:
A) O Gol GTi, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica;
B) Em 2003, o Gol Total Flex foi o primeiro automóvel capaz de rodar com gasolina, álcool ou qualquer mistura dos dois combustíveis;
C) O Gol foi o primeiro com motor 1.0 16 válvulas equipado com turbocompressor;
D) Ele também foi o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil criado para dar origem a uma família de veículos. Dele derivaram o sedã Voyage, a Parati e a picape Saveiro;
E) Após a sua primeira grande transformação, ocorrida em 1994, e que marcou a chegada da 2ª geração do veículo, o Gol foi apelidado de “Bolinha” por causa do design arredondado;
F) Lançada em maio de 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, com um caráter mais esportivo. A nova família teve os padrões construtivos melhorados, ganhando maior reforço estrutural, chapas mais resistentes à ferrugem e novos tecidos e materiais de revestimento interno. Foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer 5 anos de garantia contra a corrosão.
G) Em 2001, o Gol superou o Fusca como carro mais vendido no Brasil.
H) A quarta geração do Gol chegou no mês de agosto de 2005. O carro mais vendido do país ganhou um design com linhas mais limpas e arredondadas. A nova traseira do Gol G4 recebeu elementos circulares nas lanternas;
I) Uma total renovação marcou a introdução da quinta geração do Gol. Ele passou a ser chamado de “Novo Gol”. O carro ganhou uma nova plataforma, com o motor e câmbio posicionados transversalmente.
Séries especiais >> A história do Gol é pontuada por um grande número de séries especiais, sempre criadas para assinalar momentos históricos importantes. Confira todas elas: Gol Copa (lançado em 1982); Gol Rolling Stones (1995); Gol Atlanta; Gol Fun; Gol Highway I e II; Gol Rallye; Gol Power; novo Gol Copa; Gol Tech; Gol Vintage; Gol Rock in Rio; Gol Black e Gol 25 Anos. (Fotos: divulgação VW)