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9-G Tronic: conheça a fantástica caixa de câmbio da Mercedes

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9-G Tronic é o nome da primeira transmissão automática de 9 marchas com conversor de torque, destinada a automóveis premium e lançada nos sedãs e peruas Mercedes Benz Classe E 350 Blue TEC de motor turbodiesel de 252 hp. Essas unidades consomem um litro de combustível a cada 18,9 quilômetros rodados em média e emitem 138 g/km de CO2. A grande vantagem da 9G é a redução da velocidade do motor que aumenta muito o conforto em termos de NVH internos (do inglês, Noise, Vibration, Harshness ou ruído, vibração e aspereza), além de diminuir o ruído externo em 4 decibéis, minimizando a tensão no meio ambiente. Como parte disso, a amplitude de relações de marchas de 9,15 da primeira à nona, permite uma redução claramente perceptível da velocidade do motor e é um fator decisivo do alto nível de eficiência energética e de conforto de rodar.

A redução dos tempos de reação e de mudanças de marchas garante ótima espontaneidade combinada com extraordinária facilidade de mudanças, tanto no modo manual como, em particular, no modo “S”, de Sport. A facilidade de trocas vem de uma série de soluções. O novo sistema de controle permite mudanças quase imperceptíveis e curtas. A combinação de amortecimento torcional de dupla turbina e tecnologia centrífuga pendular no conversor de torque garante extraordinário conforto de marcha. Juntamente com a maior amplitude de relações de marchas, velocidades mais altas podem agora ser atingidas a velocidades de motor mais baixas, ampliando ainda mais o conforto. Isto se traduz, por exemplo, em poder andar a 120 km/h em nona marcha com o motor girando a apenas 1.350 rpm.

Apesar de duas engrenagens a mais e um torque transferível máximo de até 1.000 Nm, a nova transmissão automática precisa do mesmo espaço de instalação e ainda por cima é mais leve que sua antecessora. Sua carcaça bipartida é feita em liga de magnésio, com cárter em plástico. Outro objetivo foi dotar as nove marchas com um mínimo de jogos planetários e elementos de mudanças: quatro jogos simples e seis elementos de mudanças, mais três sensores de velocidade para monitorar sua operação e gerar o sistema de controle da transmissão. Assim, várias marchas podem ser ‘puladas’ em aceleração ou desaceleração, sempre que isso for necessário.

A nova caixa tem duas bombas: a principal, mecânica e bem menor, fica fora do eixo principal, é acionada por corrente e alimentada por uma bomba auxiliar elétrica. A Mercedes-Benz desenvolve e produz transmissões automáticas há mais de meio século, num um total de 22 milhões de unidades até hoje. A 9G-Tronic é adequada a trações traseira e múltipla, assim também como sistemas híbridos plug-in e será usada em quase todas as séries de modelos e motores Mercedes nos próximos anos. (Fotos: divulgação)