19 / 02 / 2015

Aston Martin Vanquish S V12: o bólido que fez Paris tremer!

19_amv 000001

Um dos esportivos mais interessantes feitos até hoje, é o Aston Martin Vanquish S, que foi lançado em 2001. Esse belo modelo, que na época foi considerado o carro em produção mais rápido desta marca inglesa, fez a sua reestreia mundial no Salão do Automóvel de Paris de 2004, quando recebeu uma série de melhoramentos. Com uma velocidade máxima superior a 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h) e equipado com um motor V12 de 6.000 cm³ e 520 hp de potência, o Aston Martin Vanquish S foi projetado para oferecer um desempenho superior, complementado por uma suspensão firme e esportiva e uma direção dócil em baixas velocidades, mas adequada a uma pilotagem fulgaz.

19_amv 000002

Traços >> O design desse carro chamou muita atenção na época, já que detalhes significativos da marca foram alterados. As arestas dos para-lamas foram alargadas e a grade (um símbolo importantíssimo da Aston Martin) ganhou nova aparência arredondada e mais aberta. Essa solução, além de estética, serviu para melhorar a refrigeração do propulsor V12 e ajudar na aerodinâmica, ou seja, o Vanquish ganhou estabilidade em alta velocidade. Na traseira, a tampa da mala foi redesenhada doando um novo estilo ao carro. As luzes de freio na parte superior se integraram ao aerofólio, compondo um conjunto coeso e voltado a reduzir o arrasto do ar, melhorar o equilíbrio e ampliar a estabilidade.

19_amv 000003

Feito à mão >> Esse modelo foi concebido de uma maneira realmente especial. Todos os painéis externos da carroceria foram feitos em alumínio e moldados individualmente à mão. Como um artesanato meticuloso, cada centímetro desse carro esporte foi cuidadosamente detalhado e encaixado, compondo uma evidência gráfica de altíssima qualidade.

19_amv 000004

Performance >> O (novo) Aston Martin Vanquish S V12 surgiu em 2004 como uma amostra exata de uma inédita fase desse fabricante inglês. Todos os detalhes técnicos foram analisados a fim de corrigir indevidos comportamentos anteriores. A geometria de direção, por exemplo, foi revista e passou a fornecer uma resposta 20% mais rápida, permitindo ao condutor uma pilotagem mais precisa especialmente em estradas sinuosas e, com isso, recebendo um ´feedback´ muito mais assertivo do chassi.

19_amv 000005

O modelo já trouxe molas mais duras e amortecedores mais curtos, sempre enfatizando a diversão e colocando o conforto em segundo plano. Ele já trazia de série freios com discos enormes e com seis pistões em cada uma das quatro pinças. Mesmo com muita potência, o motor deste Aston Martin gerava índices aceitáveis de emissões.

19_amv 000006

A unidade 6.0/V12 com 48 válvulas e torque incrível de 58 kgf.m, foi uma evolução de um antigo propulsor de 12 cilindros que “só tinha” 460 hp e saltou para 520 cv de força. O resultado foi uma usina de força espetacular, com fôlego de sobra e disposição para impressionar qualquer um com o carro já mesmo acima dos 250 km/h!

19_amv 000007

Por dentro >> O design do interior desse carro mostrou-se uma mistura sutil de materiais tradicionais com outros mais modernos. O estofamento de couro preto e vermelho combinou bem com arranjos de metal e madeira. Mesmo já tendo passado mais de uma década desse lançamento, o Vanquish continua muito moderno, pois já oferecia freios com sistema ABS, airbags, câmbio automático sequencial (acionado por enormes ´borboletas´ atrás do volante) e muita fibra de carbono embarcada.

19_amv 000008

Bem sucedido >> O Vanquish S é produto de charme extra. Seus compradores ganhavam de cortesia um curso de pilotagem que poderia ser realizado no Reino Unido, na Bélgica ou nos EUA. Pouco mais de 1500 carros desse tipo foram construídos e as cores mais apreciadas foram o branco, o vermelho e, principalmente, o preto.

19_amv 000009

O pico de sua popularidade deu-se num dos filmes de James Bond. Na película ´Die Another Day´, o Vanquish V12 tornou-se instantaneamente uma estrela ao ser guiado pelo agente 007. O supercarro hoje em dia é um cobiçado modelo colecionável. (Fotos: divulgação)

19_amv 000010

Deixe seu comentário