Desde 2010

buru-rodas

Audi RS3 Sportback traz novo motor de 5 cilindros e 400 hp!

12_a rs3 (1)

A Audi está aguardando o Salão de Genebra 2017 (9 a 19/março) para exibir o novo RS3 Sportback 2018. A versão com carroceria hatch se junta ao RS3 sedã, este último, mostrado no Salão de Paris do ano passado. O modelo chega equipado com o motor de 5 cilindros mais forte do mundo, oferecendo uma experiência de condução ainda mais dinâmica.

12_a rs3 (2)

Aceleração incrível >> O novo propulsor 2.5 TFSi do Audi RS3 Sportback oferece 400 hp de potência máxima e torque de 49 kgf.m. Graças ao seu cárter de alumínio, esse motor está 26 kg mais leve que a unidade anterior. O conjunto é capaz de impulsionar o RS3 Sportback de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Atendendo a pedidos dos clientes, a Audi ampliou a velocidade máxima eletronicamente limitada de 250 para 280 km/h.

12_a rs3 (3)

12_a rs3 (4)

Tecnologia >> Para uma melhor preparação da mistura ar/combustível, a Audi equipou o novo motor 2.5 TFSi com dupla injeção no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. O sistema Audi Valvelift controla a duração da abertura da válvula, dependendo da medida do acelerador e velocidade do motor.

12_a rs3 (5)

A equação visa obter um consumo de combustível moderado e boa resposta espontânea do acelerador, além de um elevado poder de tração. A Audi atesta que o RS3 Sportback é capaz de consumir apenas 8,3 litros de combustível para percorrer 100 quilômetros, ou seja, obtém uma média de 12,05 km/litro.

12_a rs3 (6)

12_a rs3 (7)

Distribuição variável de potência >> O modelo vem equipado com câmbio S-Tronic de sete velocidades com dupla embreagem e tração Quattro permanente, mas sob demanda. A embreagem eletro-hidráulica distribui o torque com acionamento de forma variável entre os eixos. Quanto mais esportiva for a condução, mais rapidamente a tração é deslocada para o eixo traseiro. Há uma possibilidade de ajuste individual do motor, som do escapamento e suspensão. O condutor pode escolher o funcionamento destes componentes entre três modos: conforto, automático e dinâmico.

12_a rs3 (8)

Rodas e freio >> O RS3 Sportback 2018 já vem com a suspensão um pouco rebaixada em relação aos outros carros da linha A3, assim como alguns componentes são diferenciados. Como equipamento padrão, as rodas fundidas são de 19 polegadas calçadas com pneus 235/35 e os discos de freio têm diâmetro de 310 milímetros. Opcionalmente é possível escolher discos de cerâmica e fibra de carbono para as rodas dianteiras.

12_a rs3 (9)

Design diferenciado >> No exterior, alguns detalhes especiais diferem o RS3 Sportback: sua grade vem pintada em preto brilhante e há grandes entradas de ar para alimentar o fôlego do motor de 5 cilindros. Os para-choques também foram redesenhados. As ´minissaias´ laterais e um pequeno aerofólio no teto completam a vestimenta do esportivo. Os tubos de escape ovais também chamam a atenção na parte traseira.

12_a rs3 (10)

Por dentro >> O painel de instrumentos da linha RS exala esportividade. Dois mostradores pretos, circulares, com agulhas vermelhas e escalas brancas exibem as informações principais do veículo. Bem completo, o conjunto traz indicador da temperatura do óleo, conta-giros, temporizador de volta, leituras de torque, Força ´G´ e pressão dos pneus.

12_a rs3 (11)

Os bancos esportivos com perfis mais contornados e apoios de cabeça integrados para o condutor e passageiro dianteiro, estão disponíveis como opcional. Seu volante recoberto com couro e tecido Alcântara tem fundo plano e possui botões para operar o sistema de infotainment.

12_a rs3 (12)

Preços >> Os novos Audi RS3 Sportback e o RS3 sedã só começarão a ser vendidos na Europa a partir de abril de 2017. Apesar da exibição nos próximos dias em Genebra, o lançamento oficial somente vai ocorrer em agosto. O RS3 Sportback custará na Europa cerca de 54.600 Euros e o RS3 sedã tem preço sugerido de 55.900 Euros. (Fotos: divulgação)

12_a rs3 (13)