Desde 2010

buru-rodas

Clássico da semana: Cadillac Sixteen, excelente, mas um fracasso em vendas

A chancela “Cadillac” sempre foi o expoente máximo da marca General Motors. Especificamente nos anos ´30, o Cadillac Sixteen era o modelo mais requintado e desejado, principalmente, pelos ricos norte-americanos, além de alguns europeus abastados.

Novo projeto e exposição >> O Cadillac Sixteen nasceu com um inédito motor de 16 cilindros em “V” com 7.400 cm³. Como não havia racionamento de combustível, esse V16 funcionava com uma suavidade impressionante e, evidentemente, bebendo mais gasolina que um garçon bebericando cerveja no bloco “Bacalhau do Batata” em Olinda (PE). A máquina sobre rodas mais cara feita até então, fez um sucesso enorme no Salão do Automóvel de New York em 1930. Para promover o luxuoso carro, a marca fez uma excursão com 6 exemplares que desfilaram por 10 países, finalizando esse tour motorizado justamente na cidade de Cadillac, na França, apesar disto nada ter a ver com a marca e o modelo do carro em vigor.

Versatilidade >> Alcançando mais de 160 km/h de velocidade final, o projeto Sixteen parecia iniciar uma carreira de alto sucesso, pois oferecia mais de 30 modelos distintos de configuração, obviamente, com variações de carroceria e tipos de capota diferentes. Essa variedade de composições advinha da compra da fábrica de carrocerias Fleetwood and Fischer Body pela Cadillac e esta aquisição oferecia um requinte inusitado aos clientes: um serviço de encomendas em domicílio. O modelo era revendido somente com as configurações de chassi e motor para, depois, ser escolhido o tipo de carroceria a ser utilizado. No total foram construídos – apenas – 3.882 Cadillacs Sixteen.

Mercado >> O que parecia ser um sucesso, tornou-se um dos maiores fracassos de vendas da história. Nos primeiros seis meses, a Cadillac vendeu mais da metade da produção, no entanto, havia a triste constatação de que o lucro dessa operação não saiu do zero!

Paradoxo >> Apesar de um contexto interessante advindo de uma caixa de marchas sincronizada de 3 velocidades, freios com controle automático e uma locomoção suave proporcionada pelos 16 cilindros, o Cadillac Sixteen foi desastroso comercialmente. Hoje, exibido apenas em raríssimas coleções, essa máquina tem alto valor comercial. Digna de aplauso pela sua beleza, charme e elegância, esse é um dos raros Cadillacs que qualquer apaixonado quer ter em seu acervo.