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Clássico da semana: Bugatti Type 35, o mais bem sucedido carro de corridas do mundo

 

Considerado por muitos aficionados do tema como “o carro de corridas mais bem sucedido de todos os tempos”, o Bugatti Type 35 foi o último modelo de competição feito pela marca entre 1920 e 1930. A linda máquina de dois lugares ficou famosa por vencer mais de duas mil corridas!

 

O Type 35 foi o 1º Bugatti a vir com o emblemático radiador arqueado

Cor famosa e alta resistência >> A versão pintada nesse azul clássico que você pode admirar nas fotos é a mais conhecida da série e o conjunto mecânico (motor + caixa de marchas + suspensão) é tido como um dos mais confiáveis pela sua resistência em provas de longa duração. O relativo baixo consumo de combustível e a notável durabilidade desse carro também são outros atributos positivos.  

 

Apesar de rústico, o cockpit era completo e eficaz para o piloto e o co-piloto

Fabricação >> No total foram fabricadas 350 unidades do Bugatti Type 35 e muitas ainda se encontram em perfeito estado de conservação, inclusive participando de provas de época, acelerando como nos velhos tempos, caso desse exemplar fotografado por mim (na penúltima foto abaixo) no lendário encontro de Laguna Seca, que ocorre todos os anos no mês de agosto, na Califórnia.

 

Foto feita em 2012 no circuito californiano de Laguna Seca: lá, é possível ver raros Type 35 acelerando pra valer!

Motorização >> O Type 35 de 1924 ganhou um novo motor de 5 rolamentos principais que elevava a unidade a (incríveis para a época) 6.000 rpm´s produzindo cerca de 90 cv de potência.

 

História >> O Bugatti Type 35 foi inventado por um genial italiano (Ettore Arco Isidoro Bugatti), no entanto, esse lendário automóvel foi construído na França entre 1924 com a última série findada em 1931. Seu motor era um 8 cilindros com versões de 1.991 ou 2.162 cm³ e, quando equipado com superalimentação mecânica, chegava a atingir 145 km/h, um ótimo número para um esportivo de dois lugares dessa época. O Type 35 realmente foi um veículo de projeto ousado que, por seu equilíbrio em curvas e pouco peso, conseguiu vitórias marcantes como o Grand Prix da França (em 1928 e 1930), a Targa Florio (a prova de alta resistência mais antiga do mundo, na Sicília, Itália). Os sucessores do Bugatti Type 35, o 35B (também conhecido como 35TC), 35T, 37A e o 39, ambos foram dignos de aplauso nas pistas e fizeram jus ao início da linhagem. Com algumas alterações de chassi e motorização, também foram vencedores nas pistas.

Curiosidade >> Certa vez um cliente foi se queixar ao fabricante que os freios do Bugatti Type 35 “deixavam algo a desejar…”. Sem gostar do comentário, Ettore Bugatti respondeu: – “Faço os meus carros para andar, não pra parar!”

 

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