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Clássico da semana: Fiat 8V, o raro “Otto Vu”

Com uma brevíssima existência iniciada em 1952, o Fiat 8V (Otto Vu) pode ser chamado de ´o filho do abandono´, pois, na realidade, este raro e belo modelo nasceu de um projeto semi-abortado da Fiat. A marca italiana trabalhava na sucessão do Fiat 2800, que, teoricamente, seria um novo carro elaborado a partir da carroceria do 1400, ganhando um inédito motor e aperfeiçoamentos mecânicos, dentre eles, uma maior distância entre os eixos.

Projeto >> Dante Giacosa, engenheiro e designer italiano (+ Roma, 3/1/1905 – Turim, 31/3/1996), criou um motor de 8 cilindros em “V” (2.0), com potência relativamente baixa (100 cv) e dimensões pequenas. Apesar de ter funcionamento suave, a empresa entendeu que a continuidade do projeto inicial de Giacosa sairia caro demais para o mercado da época, daí, retomou-se a ideia de ampliar a capacidade de força do motor de 4 cilindros em linha do antigo “1400” para se obter uma equação adequada à vendas. E assim foi feito o trabalho que culminou no nascimento do Fiat 1900.

Reciclagem de ideias >> Quando o projeto do motor V8 parecia, de fato, fadado ao esquecimento, eis que surge em cena Carlo Salamano (piloto italiano, + 1890 – 1969) que, à época, trabalhava testando Fiats. Foi dele a ideia de tocar o “Otto Vu” adiante, aproveitando uma nova estética repensada por Fabio Luigi Rappi e Dante Giacosa, elevando o que seria um sedã de passeio a se tornar um carro de corridas. A máquina ganhou suspensão independente nas quatro rodas, freios a tambor e tração traseira. Revisto, o motor V8 (2.0), movido a gasolina e equipado com um legítimo carburador Weber de corpo duplo, entregava cerca de 105 hp de potência e, quando munido de outro Weber (corpo quádruplo), ganhava mais 20 cavalos de força.

Beleza >> Os dois únicos Fiat “Otto Vu” que vi na vida até hoje, encontravam-se na Califórnia (EUA), ambos em eventos de exposição de antigos. O modelo não é imponente e nem muito grande, pois pesa apenas 1 tonelada, no entanto, tem um charme excepcional oriundo de linhas bem aerodinâmicas para a época. Provavelmente (digo “provavelmente”, porque não tive acesso ao número oficial de unidades fabricadas), mas parece que somente foram construídas 114 dessas jóias, uma quantidade mínima para se conseguir homologar o modelo para as competições.

O raríssimo e charmoso Fiat Otto Vu, hoje é peça especial em coleções particulares e, apesar da sua discrição e poucas unidades feitas, deixou o seu carimbo na história. Veja-o em quatro fotos com variações de estilos nas carrocerias. I FA