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CLÁSSICO DA SEMANA: Maybach Zeppelin (1928-1939)

Antes de construir excepcionais automóveis, a ´Maybach Company´ fabricava apenas motores para os ´Zeppelin´s´, aqueles enormes dirigíveis inventados pelo Conde Ferdinand von Zeppelin. Essa atividade durou até o final da Segunda Guerra Mundial quando o engenheiro (e proprietário da empresa) Wilhelm Maybach em cooperação com o seu filho Karl, decidiram ingressar no ramo automotivo voltado à clientela de luxo.

A já conceituada marca Maybach passou a aceitar encomendas e, durante mais de duas décadas, gozou de total prestígio perante as classes mais abastadas. Mantendo um padrão construtivo invejável, a empresa figurou no topo entre as fabricantes mais renomadas. Em 1928 surgiu o modelo que se tornaria o mais famoso entre todos já produzidos: o Maybach Zeppelin DS7, uma gigantesca limusine de alto luxo que pesava mais de 3.000 kg!

O imponente automóvel com motor V12 de 7,9 litros e 150 cv de potência podia levar o DS7 perto dos 180 km/h. Essa versão foi fabricada entre 1928 até 1939 com enorme sucesso. Paralelamente a este, Wilhelm Maybach desenvolveu em 1932 o Zeppelin DS8, uma evolução do DS7 ainda mais esplendoroso e confortável. Servido pelas melhores empresas encarroçadoras do mundo naquela época, o DS7 e o DS8 eram ´vestidos´, por exemplo, pela renomada Hermann Spohn, que construía o veículo com exclusividade minuciosa para os clientes mais ricos e exigentes.

Uma das características dos automóveis Maybach era o silêncio e a força dos seus motores. O DS7 tinha um virabrequim com oito rolamentos principais. Inovando em engenharia, eles inventaram um recurso desconhecido para a redução de ruído, criando peças de atrito compostas com um tipo especial de fibra impregnada com resina. Com o passar do tempo os motores da empresa evoluíram saltando de 7,0 para 7,9 litros e subindo de 150 para 203 hp de potência.

O Zeppelin funcionava jogando toda a sua força sem muito cansaço, atingindo altas velocidades com níveis baixíssimos de rotação por minuto. Esses motores V12 de 8,0 litros eram tão robustos e fortes que chegaram a equipar – com sucesso – os poderosos Tiger e Panther, tanques de guerra alemães da 2ª Guerra Mundial.

Mais uma curiosidade: nos anos ´90 a alemã Mercedes-Benz resolveu homenagear a extinta, mas prestigiosa marca Maybach, batizando uma novíssima limusine que estava criando naquele momento. Além desse carro, a MB/Daimler manteve o nome Maybach até pouquíssimo tempo fabricando veículos de luxo até mais requintados que os da própria Mercedes. Maybach tornou-se e ainda é, sinônimo de classe e extremo luxo. (Fábio Amorim/Fotos: divulgação)

Nesta foto, um charmosíssimo Maybach Zeppelin DS8. Nas outras 9 imagens você confere o DS7