A Honda anunciou a chegada do novo CR-V (ano/modelo 2018) ao mercado brasileiro. O SUV – que é o mais vendido dos Estados Unidos na sua categoria atualmente – atingiu a maturidade na sua quinta geração e chegará importado dos EUA em versão única (Touring) ao preço sugerido (base SP, sem frete) de R$ 179.900.
Pela primeira vez esse utilitário terá motorização turbo e abertura e fechamento da tampa do porta-malas sem o auxílio das mãos. O conjunto foi reformulado em design, mecânica e também em conteúdo tecnológico, ampliando o esquema de segurança e os pacotes de informação e entretenimento a bordo.
Mudanças >> Montado sobre a mesma plataforma do Accord e do Civic, o novo CR-V está com o rodar mais refinado, já que teve as suspensões dianteira e traseira refeitas. O design também foi modificado e exibe claramente um teor maior de esportividade. Os grupos ópticos com LEDs são novos, assim como a grade, desenho do capô e paralamas, agora estão mais largos. Para reduzir o chamado ´arrasto aerodinâmico´, a Honda adotou no novo CR-V um sistema de fechamento ativo da grade que colabora com a economia de combustível.
Interior >> O pacote importado ao Brasil é um dos mais completos da linha. O CR-V sempre foi um carro bem acabado, mas agora nessa 5ª geração ele está um pouco mais refinado, com materiais de melhor qualidade, pois já aprovados pelo mercado mais exigente do mundo, o norte-americano. A Honda confirma que a cabine está mais espaçosa pelo fato da distância entre-eixos ter sido ampliada.
O modelo agora conta com novo painel de instrumentos digital e também ganhou uma tela centralizada de interface colorida. O conjunto exibe, além das informações básicas (velocímetro, hodômetro, temperatura, rotação do motor, etc…), outros indicativos ligados à manutenção obrigatória do veículo, como por exemplo, troca de óleo e filtros, substituição das velas ou do líquido de arrefecimento, dentre outros.
Outros itens >> O fabricante nipônico agregou alguns itens importantes de conforto e praticidade nessa nova geração do Honda CR-V. Ele traz partida remota do motor, ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico, várias tomadas USB, bancos dianteiros com ajustes elétricos e teto solar também elétrico. O modelo também vem com sistema de travamento automático das cinco portas, que funciona simplesmente com o afastamento da chave codificada por mais de 2 metros do veículo.
Motorização >> Como já dito, o novo CR-V 2018 (versão Touring, a única que virá ao país) será ofertado no mercado brasileiro pela primeira vez com motorização turbo. A unidade de 4 cilindros em linha tem 1.500 cm³ e injeção direta de combustível. É o propulsor mais potente já oferecido num CR-V, com força máxima de 190 hp aos 5.600 rpm. O torque total é de 24,7 kgf.m e a força é administrada por uma transmissão continuamente variável (CVT). Além disso, o novo CR-V tem tração integral (4X4) sob demanda. O mecanismo privilegia o uso mais intenso do eixo dianteiro mas, dependendo da necessidade, a força é transferida em diferentes níveis de intensidade também para as rodas traseiras.
Frigir dos ovos… >> A Honda claramente mudou a estratégia de negócios para o CR-V no Brasil. A escolha de uma versão única arranhando os R$ 180 mil, limitará o número de unidades comercializadas, mas, certamente proporcionará vendas mais lucrativas tanto para o fabricante, quanto para os revendedores.
O produto, sem dúvida, é o melhor já oferecido por aqui na ´família CR-V´, afinal de contas, é fabricado nos Estados Unidos com todos os requisitos de qualidade que envolvem segurança, itens de eletrônica modernos, robustez, alta durabilidade, etc…, exigidos pelos consumidores de lá, muito mais atentos a esses tópicos.
A marca nipônica reposiciona o produto para brigar com outros já consolidados no mercado nacional (BMW X1, Mercedes GLA/GLC, Audi Q3…) e outros novatos, como o novíssimo Volvo XC-40 que chegará em breve, provavelmente nesta mesma faixa de preço. O Honda CR-V será ofertado nas cores Branco Diamond, Prata Lunar, Preto Cristal e Vermelho Basque com três opções de acabamento interno: marfim, preto e cinza. O modelo possui garantia de três anos sem limite de quilometragem. (Fotos: divulgação)