07 / 05 / 2017

FT-4X Concept, o Toyota para escapar do stress!

07_t fx (1)

A Toyota exibiu nos dois últimos importantes salões desse ano (New York e Xangai) o FT-4X Concept, um interessante jipinho que servirá, segundo a fabricante japonesa, para fugir do stress da cidade, encontrando novos caminhos, rotas alternativas e diversão off-road.

07_t fx (2)

Versatilidade >> O modelo será focado num público que muitas vezes quer sair da rotina, mas não planeja esse tipo de coisa, ou seja, um usuário que precisa de um carro de uso misto, capaz de encarar desafios fora da estrada e que ofereça no pacote de itens de série, algumas soluções para a realização de um piquenique, um luau improvisado ou até um pernoite num local deserto.

07_t fx (3)

Feito nos EUA >> O FT-4X Concept é considerado uma caixa de ferramentas sobre quatro rodas”. Tanta versatilidade e ousadia no design somente poderia ter saído da região mais efervescente dos Estados Unidos: a Califórnia. O esportivo foi idealizado pelo Toyota Calty Design Research Inc. em Newport Beach, naquele ensolarado Estado norte-americano.

07_t fx (4)

De trás pra frente >> Os designers abordaram o seu trabalho de uma forma inusual. Ao invés de começarem os processos de criação de estilo pela frente do carro, eles iniciaram os traços pela parte traseira. Justificam que, após longa pesquisa, o público usuário desse tipo de automóvel aproveita muito mais o porta-malas e o teto do que as laterais ou frente do carro durante os seus acampamentos.

07_t fx (5) 07_t fx (6)

Detalhes >> A máquina – que ainda é apenas um ´conceito´ sem data para ser fabricado em escala – vem com rodas de 18 polegadas com pneus 225/55R da Goodyear. A parte interna é abundantemente composta por plástico de alta qualidade, alumínio e tecido resistente à água.

07_t fx (7)

Além disso, em quase todos os lugares há alças de aço, trilhos, porta-trecos e encaixes para acomodar equipamentos esportivos de todos os gêneros. O teto é removível e os para-choques são pontos perfeitos de ancoragem para amarrações. Como todo veículo off-road moderno, há vários pontos de energia que servem como de fonte de alimentação para lanternas, pequenas máquinas ou equipamentos eletrônicos.

07_t fx (8) 07_t fx (9)

Há, também, duas caixas para armazenamento de alimentos: uma quente e outra fria. A versatilidade de uso é tamanha que até um saco de dormir pode ser encaixado perfeitamente entre os assentos dianteiros, transformando o ambiente numa pequena cama.

07_t fx (10)

Trem de força >> A Toyota ainda não forneceu nenhuma informação técnica sobre o carro, mas tudo indica que o FT-4X deverá ganhar trem de força híbrido, com um pequeno motor de quatro cilindros à combustão, associado a outra unidade elétrica. (Fotos: divulgação)

07_t fx (11)

Deixe seu comentário