Desde 2010

buru-rodas

Ícone: BMW Série 8 cupê retorna após 19 anos!

19_bm8 (1)

Depois de quase duas décadas em sono profundo…, o Série 8 foi ressuscitado no melhor estilo de design da BMW. Com uma belíssima carroceria, o cupê volta ao mercado para combater, principalmente o Mercedes-Benz Classe S, concorrente importante desse mesmo nicho, agora em curiosa revitalização.

19_bm8 (2)

A versão 850i, um esportivo de frente longa e ´bicuda´, foi lançada em 1989 com bastante sucesso, pois trazia um arisco motor V12, incentivador de ótimas emoções ao volante. Com a tradicional meticulosidade alemã, o 850i foi descontinuado após exatos 10 anos de produção, quando as vendas começaram a despencar.

19_bm8 (3) 19_bm8 (4)

Imponente >> A antiga versão mais cobiçada da linha, o 850i, sempre foi um modelo muito emblemático para a BMW, já que se impunha nas ruas por ser grande em todos os aspectos: no comprimento da estrutura, na potência e também no luxo. Deixou saudades e não poderia ter retornado sem ser de maneira significativa.

19_bm8 (5) 19_bm8 (6)

Os primeiros sinais dessa segunda geração do Série 8 surgiram no início de 2017, quando a marca germânica exibiu um protótipo denominado “Concept 8”. O modelo foi rapidamente bem aceito pelo público e essa reação positiva levou a BMW a recolocar o veículo na produção em larga escala.

19_bm8 (7)

Tradição >> A segunda geração também tem dimensões imponentes. A frente exibe a tradicional grade dupla, só que a peça não está mais tão verticalizada e sim, mais baixa e larga, além de exibir um elegante ângulo superior que invade o capô, culminando num resultado mais dinâmico e moderno. A parte dianteira é bem longa, mas não abriga mais o grande propulsor V12 da primeira geração, e sim duas novas unidades: um 6 cilindros a diesel e um V8 a gasolina.

19_bm8 (8) 19_bm8 (9)

Conteúdo >> Com 4,8 m de comprimento, o novo cupê oferece um habitáculo do tipo “2+2”. O espaço da frente é normal, mas a parte que abriga os dois assentos traseiros é bem mais reduzida, caracterizando o esportivo de uso apenas para duas pessoas.

19_bm8 (10) 19_bm8 (11)

Por dentro, a qualidade dos materiais é a melhor que a BMW é capaz de fazer nesse instante: muito couro, alumínio, aço escovado e tecido Alcântara. O luxo está presente nos mínimos detalhes. O painel de instrumentos é 100% digital e a tela tátil ao centro permite controlar tudo a bordo.

19_bm8 (12)

Trem de força >> O novo Série 8 conta com dois motores no seu portfólio: a configuração 840d, mais focada em larga autonomia, vem equipada com motor turbodiesel 3.0 de 6 cilindros em linha. Com 320 cv de força, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h.

19_bm8 (13)

Mas a versão que será mais procurada, sem dúvida, será a movida a gasolina com um propulsor 4.4/V8 biturbo de 530 hp. Essa receita entrega aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos, mas a velocidade final está limitada também a 250 km/h.

19_bm8 (14)

Atributos extras >> Evidentemente muito bem equipado, o novo modelo congrega todos os itens possíveis de segurança e tecnologia disponíveis pela BMW na atualidade. Um deles é o sistema de tração integral (4X4) – apelidado de xDrive pela marca – que controla com exatidão a distribuição da força do motor para as rodas, privilegiando, como sempre, o eixo traseiro. O nível de estabilidade é espetacular, pois o novo Série 8 também oferece eixo traseiro direcional, barras estabilizadoras ativas e amortecedores eletrônicos reguláveis, que podem adaptar-se aos quatro programas de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+.

19_bm8 (15)

A caixa de transmissão é automática com oito velocidades e oferece uma função que ´solta´ o câmbio e deixa o carro deslizar com o motor praticamente desengrenado quando se desacelera, desde que a velocidade se encontre entre 15 e 160 km/h. Luxo, requinte, beleza e esportividade reunidos num carro que tem todas as chances de se tornar tão icônico quanto o similar da primeira geração. O novo Série 8 cupê deverá ser um dos principais destaques da BMW no Salão de São Paulo, evento que ocorrerá no final desse ano. (Fotos: divulgação BMW Group)

19_bm8 (16)