Desde 2010

buru-rodas

iX3 Concept será o 1º carro 100% elétrico da BMW

 

27_bmix 01

A BMW também aproveita o Salão de Pequim 2018 para exibir as suas novidades. Dentre elas, a mais significativa dessa marca alemã no evento chinês, é o iX3 Concept, um SUV de tamanho médio/compacto que deverá ser comercializado em larga escala, no máximo, até o ano de 2020.

27_bmix 02

Esse utilitário esportivo será sempre referencial para a fabricante germânica, pois é o primeiro veículo da BMW com propulsão 100% elétrica. Com ele, a marca salta, de fato, para uma nova era de veículos equipados com ´trens de força´ somente elétricos e não somente com conjuntos híbridos, como é o caso dos modelos já conhecidos i3 e i8.

27_bmix 03

Nova fase >> O inédito iX3 inicialmente será fabricado na China em parceria com a empresa Brilliance Automotive. Depois, provavelmente, a BMW expandirá a sua produção para outras fábricas na Europa.

27_bmix 04

Dados técnicos >> A motorização do SUV terá 270 hp (200 kW) de potência, com alimentação de uma bateria de 70 kWh que permitirá uma autonomia de até 400 quilômetros, segundo dados fornecidos pela BMW. Para um recarregamento mais rápido, será necessário plugar o veículo numa estação de 150 kW, mas a BMW diz que o modelo também poderá ser recarregado em tomadas residenciais comuns.

27_bmix 06

Compacto >> A BMW enfatiza que o novo sistema elétrico do iX3 Concept foi desenvolvido para ser eficiente e muito leve. O conjunto congrega motor, transmissão e módulos de controle num único local. O objetivo da marca com isso é aplicar o mesmo sistema em diferentes modelos sem grandes problemas de adaptação de espaço. Uma curiosidade: os engenheiros da BMW divulgaram que essa composição elétrica foi construída “renunciando aos metais raros”, mas não explicaram se isso quer dizer, por exemplo, que a bateria não é composta por íons de lítio…

27_bmix 05

Estilo >> Estruturalmente e também em termos de design, o iX3 Concept é bem parecido com o X3 convencional com motor a combustão. Uma grande diferença no estilo encontra-se na parte frontal, com uma grade bem diferente da tradicionalmente usada pela BMW em todos os seus carros. O modelo usual (apelidado por muita gente de “duplo rim”) foi substituído por uma nova grade totalmente fechada e fundida numa peça só. A marca teutônica há muito tempo já aposta em carros elétricos e híbridos. O novo iX3 é a prova dessa crença. (Fotos: divulgação BMW)

27_bmix 07