Desde 2010

buru-rodas

Jaguar E-Type Zero: a casca é antiga, mas a alma é moderníssima!

10_jet 001

Para se destacar no “Tech Fest”, evento londrino, a Jaguar apresentou um inusitado modelo elétrico, restaurado e desenvolvido a partir de um ´E-Type´, clássico esportivo dos anos ´60. O projeto foi elaborado pela Jaguar Land Rover Classic Works, braço da empresa britânica especializado em projetos especiais.

10_jet 002

Opinião >> Tim Hannig, diretor da firma inglesa, disse: “O E-type Zero combina a renome da experiência dinâmica de um carro clássico com o desempenho aprimorado através da eletrificação do trem de força. Essa combinação cria uma sensação de condução de tirar o fôlego. Nosso objetivo com o E-type Zero é o futuro. Estamos ofertando a possibilidade de se ter o prazer das linhas e do charme de um veículo antigo com a segurança de uma tecnologia moderna. Estamos ansiosos para ver a reação dos nossos clientes”.

10_jet 003 10_jet 004

Performance >> O Jaguar E-Type Zero Concept oferece um excelente desempenho. Inclusive é mais rápido do que um E-Type original, conseguindo sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos. É cerca de um segundo mais rápido do que o veículo original de 1961 movido a gasolina e com motor de 6 cilindros.

10_jet 005

Peça rara >> A máquina exibida no Tech Fest é um Roadster Series 1.5 restaurado. É totalmente original na especificação, mas o seu ´powertrain´ é do século 21 e o painel de instrumentos também foi modificado. Os faróis também são modernos, com LEDs, mas o formato é totalmente original por fora.

10_jet 006

Detalhes >> Um propulsor elétrico de 220kW (aproximadamente 300 cv de potência) foi especialmente projetado para o E-Type Zero. Sua bateria de íons de lítio tem as mesmas dimensões e peso semelhante do motor de seis cilindros usado no E-Type original.

10_jet 007

O motor elétrico e a engrenagem de redução ficam logo atrás da bateria, no mesmo local que a caixa de câmbio do E-Type. A massa total é 46 kg mais leve do que o esportivo legítimo. No geral, suspensão e freios são totalmente originais, detalhe que simplificou a conversão e a homologação.

10_jet 008

O mais bonito >> O primeiro Jaguar E-Type foi lançado em 1961 e, em diversas ocasiões, foi eleito um dos melhores carros de todos os tempos. Enzo Ferrari, fundador da famosa marca italiana, chegou a dizer que “o E-Type foi o carro mais bonito já feito…” Como curiosidade, a bateria de 40 kWh precisa de seis a sete horas para ser completamente recarregada. (Fotos: divulgação)

10_jet 009