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Mais leves e resistentes, rodas de fibra de carbono já são uma realidade

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Estima-se que – aproximadamente – há uns 4.000 anos a.C, na Mesopotâmia (atual Iraque), algum gênio criativo inventou a primeira roda da história. Era de pedra e foi forjada no suor por grosseira lapidação feita por outra pedra. Na história dos automóveis as primeiras rodas foram confeccionadas em madeira. Posteriormente, foram feitas de ferro; depois, com ligas de magnésio e outros metais até chegar aos dias atuais aonde o alumínio é largamente utilizado. Há, nesse instante, um novo degrau sendo galgado.

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As supermáquinas esportivas agora começam a ser equipadas com conjuntos completamente feitos em fibra de carbono. Muito caras, pois ainda não estão sendo produzidas em larga escala, elas melhoram a dirigibilidade do carro e dão mais liberdade aos designers para a criação de formas complexas.

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O badalado Ford GT agora terá rodas de fibra de carbono disponíveis como item opcional. Anteriormente a esse bólido, a Ford já havia desenvolvido rodas desse tipo para o Mustang Shelby GT-350R/2015. As novas rodas do GT poderão vir com acabamento em verniz fosco ou brilhante, deixando bem visível a textura natural da fibra de carbono, que combina com outros itens de série desse esportivo americano, como a grade, as soleiras da porta e extratores de ar.

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Desenvolvidas em parceria com a Carbon Revolution, as novas rodas trazem diversas vantagens em relação às de alumínio. Mais leves, possibilitam uma melhora na aceleração, na frenagem e, além disso, a fibra de carbono reduz a massa não suspensa e a inércia rotacional, beneficiando o funcionamento da suspensão, a qualidade de rodagem e o desempenho geral do veículo.

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As rodas de fibra de carbono do novo Ford GT serão oferecidas com 8,5 X 20 polegadas na frente e 11,5 X 20” na traseira. Desenhadas com dez raios e com enorme rigidez estrutural, cada uma delas pesa cerca de 900 g a menos que uma roda tradicional de liga leve do mesmo tamanho. Outro benefício desse produto é o funcionamento mais silencioso e com o mínimo de vibração. (Fotos: divulgação)

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