Desde 2010

buru-rodas

Mercedes-AMG C43 2019: potência ampliada e design revisto

05_c43 (1)

Tal qual o mundo da moda, o setor automotivo não admite mais espaço para obsolescência. Tudo tem que evoluir – e com a maior rapidez possível. O novo Mercedes-AMG C43 4Matic cupê, exemplifica bem esse comportamento atual dos fabricantes. As alterações no design externo não são extensas, mas são significativas. E além disso, o motor está com 23 hp a mais: agora são 390 hp de potência máxima.

05_c43 (2)

Mudança na linha >> As modificações valem para o Mercedes-AMG C43 4Matic na versão cupê (com apenas duas portas) e também para a configuração ´cabriolet´. Perceba que o desenho da grade frontal mudou, assim como alguns ângulos dos para-choques. Especialmente na frente, as entradas de ar foram ampliadas e servem não somente de aportes aerodinâmicos, mas atuam como canais de refrigeração do motor.

05_c43 (3) 05_c43 (4)

A parte traseira também está mais esportiva, já que o ´face lift´ também contempla a adição de saída quádrupla de escapamentos. Outro melhoramento da linha 2019 foi a adoção da nova geração de volantes AMG, ainda mais completos e com inéditos recursos acionáveis pelas pontas dos dedos do condutor.

05_c43 (5)

De lado >> A lateral do cupê exibe novas ´saias´ que, além da função decorativa, também estão ligadas à eficácia aerodinâmica do modelo. Do mesmo modo, as novas rodas esportivas foram projetadas para otimizar o fluxo de ar ao redor dos pneus, resfriando, inclusive, o sistema de freios e colaborando ao máximo com o desempenho do motor e com a redução do consumo de combustível.

05_c43 (6) 05_c43 (7)

A marca alemã oferece como opcional o pacote “fibra de carbono II”, aonde as caixas dos espelhos retrovisores externos e o pequeno spoiler na tampa do porta-malas são revestidos com fibra de carbono na cor preta.

05_c43 (8) 05_c43 (9)

Por dentro >> A Mercedes-Benz AMG continua utilizando largamente o couro, a microfibra e o alumínio como a base do acabamento interno dos seus carros. Opcionalmente o Mercedes-AMG C43 4Matic pode vir com assentos especiais ´AMG Performance´. A diferença está nos apoios laterais que proporcionam mais comodidade e segurança num estilo dinâmico de direção. Eles podem ser ajustados em conforto pelas almofadas de ar embutidas. Os bancos são aquecidos e, também como opcional, podem vir até com o sistema de aquecimento para o pescoço (airscarf).

05_c43 (10)

Escolhas >> A AMG abre o leque para a possibilidade de personalização na parte interna. Os bancos podem vir, por exemplo, em couro preto (ou bege, ou cinza, ou conhaque, ou marrom…) com pespontos vermelhos ou pretos. Com relação ao acabamento de painel e forros de portas, é possível escolher madeira clara e escura com poros pretos, alumínio, madeira de carvalho em marrom-escuro ou cor de noz, fibra de carbono escuro, alumínio e fibra de vidro, etc…

05_c43 (11)

Mais tecnologia >> Bem mais intuitivo e, portanto, facilitado, o sistema de infotainment do novo Mercedes-AMG C43 4Matic está mais completo. É possível inteirar-se do funcionamento do veículo via tela central sensível ao toque ou explorar todos os recursos pelos botões no volante e ainda por controle de voz.

05_c43 (12)

Opcionalmente, o painel de instrumentos agora pode vir totalmente digital. O ´menu´ oferece a possibilidade de mudança de comportamento do motor/câmbio/suspensão, solicitação de aquecimento dos bancos e funcionamento do ar-condicionado, configuração do painel e até a inicialização do “AMG Track Pace”, uma espécie de ´engenheiro virtual de pista´ que aciona um cronômetro e começa a gravar os dados de performance do condutor, por exemplo, durante algumas voltas rápidas num circuito fechado.

05_c43 (13)

Performance extrema >> Esse modelo é um dos mais ágeis e divertidos da AMG. Ainda mais dinâmico, agora está mais forte e com trocas de marchas mais rápidas. Seu motor 3.0/V6 biturbo entrega 390 hp de potência máxima (23 hp a mais do que antes) e o pico de torque chega a atingir 53 kgf.m entre 2.500 e 5.000 rpm.

05_c43 (14)

Segundo os dados técnicos fornecidos pela marca germânica, o novo Mercedes-AMG C43 4Matic acelera da imobilidade aos 100 km/h em 4,7 segundos, atingindo velocidade máxima de 250 km/h. O propulsor atua em parceria com a transmissão AMG Speedshift TCT 9G que, como a nomenclatura indica, tem 9 marchas. A Mercedes-Benz do Brasil ainda não divulgou preços e nem quando esse esportivo com tração integral (4X4) chegará ao país. Provavelmente, será uma das principais atrações desse fabricante no Salão de São Paulo 2018. (Fotos: divulgação Mercedes-AMG) 

05_c43 (15)