Em projetos automotivos que visam o alto desempenho, na maioria das vezes, é necessário abrir mão do conforto para poder entregar uma performance mais efusiva. Com o novo “M5” –sedã de porte já considerado grande – a BMW conseguiu equalizar bem as duas coisas.
Tração >> O modelo, que somente começará a ser entregue na Europa no ano que vem (sem data definida, portanto, de vir ao Brasil) é um colosso de força e tem muita tecnologia embarcada principalmente no seu sistema de tração integral. Ao toque de um botão é possível, por exemplo, desligar o esquema 4X4 deixando-o com 100% da força somente nas rodas do eixo traseiro, que é uma das mais tradicionais características técnicas dessa marca alemã.
Trem de força >> O novo motor V8/4.4 biturbo tem 600 hp de potência máxima e fenomenal torque de 76,5 kgf.m já obtido a partir dos 1.800 rpm. O eficaz conjunto possibilita que o esportivo de 1.855 kg de massa consiga acelerar de zero a 100 km/h em somente 3,4 segundos!
Outro capricho eletrônico do BMW M5 é o “flap” dentro do sistema de escapamento, que consegue graduar o volume do ronco do motor.
Exclusividade >> Esse carro que você confere nas fotos é uma das 400 unidades que serão fabricadas numa fornada limitada da série “First Edition”. Todas sairão pintadas em vermelho fosco, uma textura metálica também chamada por aí de ´frozen´.
Lá na Alemanha ele começará a ser vendido a partir de 118 mil Euros (quase R$ 440 mil na cotação média desta semana), mas, especificamente este modelo de 1ª edição, sairá cerca de R$ 70 mil mais caro por causa do nível de acabamento e exclusividade de se ter um carro de série limitada.
Velocidade >> A máquina tem a velocidade final limitada eletronicamente, mas o chamado pacote “Driver’s Package” retira esse bloqueio, liberando o M5 até os 305 km/h! Para suportar o tranco, a marca germânica optou por pneus Michelin Pilot Super Sport 275/40 (na frente) e 285/40 (atrás) para calçar as rodas de alumínio com 19 polegadas.
Contexto final >> No geral, o esportivo oferece o melhor de dois mundos: capacidade de aceleração brutal e padrão de conforto espetacular. Tudo nele pode ser ajustado conforme o gosto do condutor: nível de pressão dos amortecedores eletrônicos e molas (Comfort, Sport e Sport Plus), resposta do acelerador, assim como o padrão de leveza do sistema de direção e agilidade do câmbio.
Seus grandes concorrentes? Certamente os (também alemães) Mercedes-Benz E63-AMG e Audi RS5. (Fotos: divulgação BMW)