Desde 2010

buru-rodas

Novo VW Golf 1.0 de 3 cilindros chega com tabela a partir de R$ 74.990

22_golf-3c-01

A onda do “Downsizing” (redução da cilindrada com ganho de desempenho) nos motores de pequeno porte já não é novidade pra você. Nos últimos anos tenho destacado aqui na Gazeta Auto todos os lançamentos que envolvem essa esse tipo de solução mecânica. Aqui no Brasil a Ford, Nissan, Citroën, Peugeot, Hyundai e Volkswagen já utilizam motores de 3 cilindros (com ou sem turbocompressor) em alguns dos seus carros. O objetivo principal é a obtenção de alta economia de combustível e baixas emissões de poluentes.

22_golf-3c-02

Novo patamar >> A tendência está tão forte que a Volkswagen, por exemplo, passa a apostar no sucesso dessa equação no seu hatchback de maior sucesso em todos os tempos, o cultuado e carismático Golf. O clássico que já possui mais de 40 anos no mercado é imbatível no seu segmento com vendas espetaculares e conjunto equilibradíssimo em linhas gerais. Utilizando o mesmo motor de 3 cilindros Total Flex do Up! TSi com ligeiras modificações, dentre elas um significativo aumento de potência, o hatch passa a ser vendido na versão Comfortline com força máxima de 125 cv e torque de 20,4 kgf.m. A VW oferecerá nesse instante apenas o câmbio manual de 6 marchas como opção, mas não esconde a possibilidade de adotar uma transmissão automática no futuro.

Fabricação >> Produzido em São José dos Pinhais (PR), o modelo é o primeiro hatch de tamanho médio a oferecer um propulsor de 3 cilindros no Brasil. Seu motor TSi Total Flex é feito em São Carlos (SP) e, para sua aplicação no Golf, foi aprimorado segundo critérios de eficiência energética combinada a alto desempenho e elevada robustez. Com a chegada do Golf Comfortline TSi, a Volkswagen se posiciona no Brasil como a fabricante com a maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. São três configurações desse tipo de motor: 1.0 TSi, 1.4 TSi e 2.0 TSi que equipam 8 linhas de produtos: Up!, Golf, Golf Variant, Fusca, Jetta, Passat, CC e Tiguan. Essas unidades têm potências que variam de 105 a 220 cv.

Golf 7 Launch 2012 auf Sardinien/ CostaSmeralda

Baixo consumo >> O Golf Comfortline 1.0 TSi de 3 cilindros acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido somente com álcool. Em termos de eficiência energética, ele tem classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Os números são esses: com gasolina ele percorre 11,9 km/litro na cidade e 14,3 km/litro na estrada. Já abastecido somente com álcool, são 8,4 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada.

22_golf-3c-05

Segurança >> Como todo Golf, a nova versão também já vem completa: freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e auxiliares BAS e EBD; controle de tração (ASR); controle eletrônico de estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS). O modelo também vem equipado com o ´Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão´, que aciona os freios do veículo quando ele se envolve numa batida, para reduzir a energia cinética. O acionamento desse sistema se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

22_golf-3c-06

Equipamentos >> O Golf Comfortline TSi traz de série uma extensa lista de equipamentos: cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, faróis de neblina com luz de conversão estática e sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança. Todas as versões do Golf vendidas no Brasil são equipadas com sete airbags. Ele também traz como equipamento de série a direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função ´um toque´, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16”, freio de estacionamento com o sistema Hill Assist, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira e retrovisores externos com ajuste elétrico e com luz de seta integrada.

Volkswagen Passat

Opcionais >> A VW oferece três pacotes de opcionais para o Golf Comfortline TSi:Elegance, que traz volante multifuncional revestido de couro, piloto automático, rodas de 17 polegadas com pneus 225/45, sensor de chuva, sistema Coming&Leaving home e retrovisor interno eletrocrômico. Já o pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com navegação via satélite. O pacote Comfort(topo de linha) pode ser combinado a qualquer um dos anteriores e inclui ar-condicionado digital Climatronic com duas zonas resfriamento e revestimento de couro para os bancos. Há, também, o teto solar como opcional.

22_golf-3c-08

Chegando >> Disponibilizado em 8 opções de cores: as sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), as metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night e Platinum Gray) e uma perolizada (Preto Mystic), o Golf Comfortline TSi estará, segundo a VW, nas suas concessionárias a partir de novembro.

22_golf-3c-09

Você que é fã do Golf, não torça o nariz para a novidade. A VW apenas amplia o leque, ofertando agora esta versão de entrada para quem curte o design do carro e quer o conforto e a robustez com mais economia de combustível. O meio termo 1.4 TSi já oferece um desempenho respeitável com opção de câmbio automático e, para quem aprecia a afinação exemplar de uma versão que une requinte ao desempenho explosivo, há o Golf GTi, que é a expressão máxima da linhagem. O novo Golf 1.0 TSi será ofertado com valor a partir de R$ 74.990. Finalizando, sugiro: faça um test-drive nesse Golf de 3 cilindros. Você vai se surpreender com o alto torque dele. O desempenho é mais interessante do que a atual versão 1.6 ainda em linha. (Fotos: divulgação)

Volkswagen Passat