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Novos paradigmas: aliança Renault-Nissan promete carros autônomos até 2020 

Agora não é mais promessa e sim, realidade. Constantemente, montadoras globais apresentam novos projetos de automóveis elétricos e autônomos, ou seja, que conseguirão se deslocar sem a interferência direta de um motorista. Esta semana foi a vez de a aliança Renault-Nissan prometer que vai lançar mais de dez veículos equipados com tecnologia de condução autônoma nos próximos quatro anos.

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O grupo confirma o lançamento de uma linha de automóveis equipados com capacidades autônomas nos Estados Unidos, Europa, Japão e China até 2020. Segundo a assessoria de imprensa da aliança no Brasil, “esta tecnologia será embarcada nos carros voltados ao grande público, em larga escala e com preços acessíveis”. Além disso, a Aliança Renault-Nissan lançará uma série de novos aplicativos conectados, para facilitar o acesso dos condutores a suas atividades profissionais, de lazer e às redes sociais.

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Vendas >> A Aliança Renault-Nissan já é líder em veículos ´zero emissão´. As empresas comercializaram juntas até agora cerca de 300 mil carros 100% elétricos desde que o primeiro Nissan Leaf foi vendido na Califórnia em 2010. As marcas também comemoram a questão da segurança nos seus veículos: em 20 anos o número de acidentes graves ou mortais envolvendo modelos Nissan no Japão caiu 61% e, na França, com os modelos Renault, a queda foi de 80% em 15 anos, segundo estatísticas divulgadas pela aliança.

Os primeiros veículos equipados com sistema de delegação parcial da condução para manter o veículo na faixa de rolamento, chegarão ao mercado já agora em 2016. Com esta funcionalidade, o carro controla automaticamente sua posição na pista. Os carros Renault-Nissan equipados com o sistema de delegação parcial de condução que permitem “mudar de faixa” (que gerenciam automaticamente os perigos e permitem mudar de lado em autoestradas) surgirão em 2018 e, em 2020, será o ano do lançamento do “modo de gestão autônoma das interseções”, onde o carro poderá identificar as interseções em tráfego urbano sem intervenção do condutor. (Fotos: divulgação)

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