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Clássico da semana: o finíssimo Marmon Sixteen 1931 e seu motor V16

Considerado o carro mais avançado da sua época, o Marmon Sixteen foi fabricado entre 1931 e 1933; antes disso, no entanto, essa criteriosa marca norte-americana começou a sua carreira construindo, em 1851, máquinas de moagem de farinha.

Carroceria Le Baron, versão Limousine: luxo discreto no Marmon Sixteen

Critério de qualidade >> Além de preocupadíssimo com a qualidade dos seus produtos, o empresário Howard Marmon era visionário e criativo. Por exemplo, ele foi o primeiro do ramo a utilizar espelhos retrovisores, saindo na frente da concorrência em 1933.

Linhas limpas e histórico de qualidade: foi o 1º vencedor das 500 Milhas de Indianápolis

400 unidades >> A fabricação do Marmon Sixteen foi muito limitada: apenas 400 unidades saíram da linha de montagem. A marca natal de Indianápolis (EUA) tinha em sua filosofia, a qualidade construtiva observando os mínimos detalhes de acabamento; e também uma preocupação em cima da robustez mecânica. A empresa produziu, por exemplo, um Marmon esportivo que foi o 1º vencedor da famosa corrida “500 Milhas de Indianápolis”, em 1909.

 

Essa jóia V16 de 8 litros alcançava 170 km/h em silêncio

 

Motor V16: a estrela do conjunto >> O Marmon Sixteen era impulsionado por um enorme motor de 8 litros (8.000 cm³) com 16 cilindros dispostos em “V”. Com câmbio longo, ele era capaz de atingir 170 km/h e tinha uma incrível capacidade de subir ladeiras íngremes sem protestos da caixa de câmbio a pedir marchas mais curtas. Esse propulsor V16 era todo feito em alumínio e tinha os cilindros revestidos em aço.

Grande Depressão norte-americana atrapalhou a carreira do ótimo Marmon Sixteen

1929: tempos difíceis >> Nascido em plena ´Depressão´ americana, o antecessor do Marmon Sixteen, chamado de Roosevelt, chegou às lojas com um motor V8. O carro, apesar de excepcionalmente bem concebido, foi lançado num momento histórico dificílimo, onde o mercado dos Estados Unidos estava em seriíssimas dificuldades financeiras com vários setores falidos ou quase assim. Insistindo na ideia, Howard Marmon lançou em 1931 o “Sixteen” (nome em alusão aos 16 cilindros). Com dificuldades de caixa, Howard teve que assistir quieto, as marcas Cadillac e Peerless atacarem com modelos também equipados com praticamente o mesmo motor V16 do Sixteen, já que o projeto de engenharia era quase igual, pois fora desenvolvido por um ex-funcionário da Marmon.

Acabamento impecável: uma das características da marca

Estilo >> O Sixteen teve o seu estilo definido na época como “aventureiro”. Você pode notar (em comparação, por exemplo, aos Cadillacs e Rolls-Royce da época), que o seu desenho era bem limpo e as carrocerias tinham linhas ´clean´, com detalhes bem feitos, mas discretos. Por dentro o carro exibia tecido, madeira e aço, tudo muito bem encaixado e com visual agradável. Vários foram os tipos de carrocerias desenvolvidas para ele, todas feitas em alumínio, o que favorecia a redução de peso e o alto desempenho.

Belo painel de instrumentos em aço era bem completo

Curiosidade >> Antes de passar às mãos dos clientes, o Marmon Sixteen enfrentava rigorosos testes no circuito de Indianápolis, que incluíam retomadas de aceleração, velocidade máxima, avaliação de freios e resistência da caixa de marcha que sofria reduções drásticas acima de 130 km/h sem que fossem detectados arranhões na transmissão.

Com vendas baixíssimas por causa do momento difícil dos EUA na ´Grande Depressão´, o Marmon Sixteen foi descontinuado e a Marmom encerrou as atividades em 1933.