Desde 2010

buru-rodas

Opel Ampera-e: mais um elétrico compacto no mercado

19_o ae (1)

A Opel continua a sua ofensiva de lançamentos de novos carros em 2017. Faltando menos de um mês para o importante Salão de Genebra, a subsidiária da General Motors divulgou as primeiras informações do ´Ampera-e´, modelo que está mais para uma minivan do que para um utilitário esportivo.

19_o ae (2)

O maior trunfo desse compacto puramente elétrico é a sua excepcional autonomia de 520 quilômetros com uma carga completa nas baterias de íons de lítio. A Opel atesta que o Ampera-e já atende a todas as exigências e certificações do ´Novo Ciclo de Condução Europeu´, que regula consumos e emissões. O veículo de 4,17 m de comprimento oferece espaço para até cinco passageiros. Seu porta-malas armazena 381 litros ou 1.274 litros quando os bancos estão dobrados.

19_o ae (3)

Opinião >> Karl-Thomas Neumann, atual CEO da Opel, comemora a chegada do novo veículo. “Estamos trazendo um carro elétrico totalmente adequado para uso diário. Não é apenas um veículo do tipo ´Eco-luxo´, não é somente um segundo carro da família. A Opel está mostrando com o novo Ampera-e que a eletromobilidade já é viável para o dia a dia das pessoas”, concluiu Neumann.

19_o ae (4)

Bateria e alcance >> As baterias de íons de lítio (60 kWh) são constituídas por 288 células. Após o esgotamento da autonomia de 520 quilômetros, uma carga de 30 minutos feita num carregador público, consegue adicionar, segundo o fabricante, mais 150 quilômetros de alcance. A Opel concede uma garantia de até 8 anos ou 160.000 quilômetros para o sistema de bateria.

19_o ae (5)

Desempenho e torque >> Todos os veículos elétricos oferecem o torque máximo instantaneamente. O Opel Ampera-e tem torque de 36 kgf.m e a saída de força do motor elétrico é equivalente a 204 hp. Isto permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em (ótimos) 7,3 segundos, tempo que rivaliza com muitos carros esportivos. Sua velocidade máxima, no entanto, é limitada a apenas 150 km/h.

19_o ae (6)

Conforto e segurança >> O novo modelo vem com um cabedal de assistência eletro-mecânica de alta tecnologia, como por exemplo, ´Advanced Park Assist´ (sistema de estacionamento autônomo); câmera de 130 graus de visão traseira; piloto automático adaptativo (que mantém uma distância para os veículos na frente); aviso de saída involuntária de faixa; sinal sonoro de segurança em velocidades até 30 km/h (carros elétricos são extremamente silenciosos e podem ser especialmente perigosos para transeuntes deficientes visuais, auditivos e idosos), dentre outros.

19_o ae (7)

O Opel Ampera-e é feito na planta da General Motors em Orion, Michigan, mesmo local aonde é fabricado o Chevrolet Bolt EV. (Fotos: divulgação)

19_o ae (8)