25 / 06 / 2018

Pop.Up Next: o táxi aéreo da Audi, Airbus e Italdesign

25_aai (1)

Em março deste ano, foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra um protótipo batizado de “Pop.Up Next”. Trata-se de um incrível táxi aéreo que deverá ser fabricado em parceria por três grandes empresas: a alemã Audi, Airbus (fabricante francesa de aviões) e Italdesign Giugiaro S.p.A. (firma italiana especializada em desenho de carrocerias automotivas).

25_aai (2) 25_aai (3)

Aprovado >> O moderno projeto de mobilidade humana aérea que foi aprovado esta semana pelo Ministério dos Transportes do Governo Federal alemão, deverá ser concluído em 10 ou 15 anos. Em tempos modernos, isso parece ser muito tempo, no entanto, é preciso lembrar que serão necessários exaustivos testes de segurança, além de aprovações de normas e padrões de uso desse tipo de veículo não tripulado, já que o Pop.Up Next será uma espécie de drone gigante autônomo com capacidade para dois passageiros.

25_aai (4)

Em andamento >> Apesar de estar nas mãos de três gigantes dos setores automotivo, aeronáutico e de design, esse projeto de mobilidade aérea urbana agora é que vai começar a dar os primeiros passos. A proposta é idêntica à apresentada pela Uber em parceria com a norte-americana Boeing, que também pretendem transportar pessoas pelos ares da maneira mais rápida e segura possível.

25_aai (5)

Preço >> Evidentemente, como toda e qualquer invenção inovadora, haverá um custo diferenciado nesse tipo de transporte. As pessoas que não quiserem perder horas no trânsito congestionado dentro de um carro, deverão se dirigir ao topo de alguns edifícios pré-selecionados que funcionarão como campos de pouso.

25_aai (6) 25_aai (7)

Divisão >> A Italdesign vai evoluir o desenho desse veículo aéreo. A criativa ideia vai agregar essa cápsula a dois tipos de plataformas: uma que a transformará num veículo elétrico de quatro rodas (com produção da Audi) e outra que a acoplará a uma estrutura com quatro rotores, tipo um drone enorme. Logicamente, toda a composição do veículo será de material amplamente resistente e leve como fibra de carbono e kevlar.

25_aai (8)

Vantagens >> O espaço a bordo será feito apenas para dois passageiros e não haverá um condutor, já que a proposta prevê um veículo 100% autônomo. Imagine você o favorável nível de comodidade, conforto e praticidade desse tipo de transporte. O modelo deverá ter uma altitude de voo máxima permitida de 500 metros e terá que ser regido por um sistema infalível de tráfego, afinal de contas, não é bom nem pensar numa colisão a uma altura dessas… (Fotos: divulgação Audi/Airbus/Italdesign)

25_aai (9)

Deixe seu comentário