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Tata Megapixel Concept: pequeno, econômico, viável

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Já faz algum tempo que o fabricante indiano Tata Motors apresentou o ´Nano´, um pequeno veículo elaborado com foco na construção de baixo preço e economia de combustível. Agora a Tata volta com a evolução desse compacto. O Tata Megapixel Concept , desenvolvido nos centros de design da marca na Índia, Reino Unido e Itália, aparece com a promessa de ser um dos mais econômicos do mundo.

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Propulsores >> O carismático microcarro possui um motor de alumínio turbodiesel de 3 cilindros e 66 hp, que foi desenvolvido pela alemã Bosch. Além dessa unidade de queima tradicional, o veículo é impulsionado por mais quatro motores elétricos posicionados nas rodas. Apenas utilizando a força da propulsão do diesel ele consegue, segundo dados do fabricante, uma economia de pouco mais de 30 km/l, conseguindo uma performance ainda maior quando na atuação combinada com as baterias de íons de lítio de fosfato e de um gerador extra a bordo.

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O Tata Megapixel ainda é um conceito e já foi apresentado em dois importantes salões automotivos nos últimos quatro anos, no entanto, acredita-se que deverá entrar em produção de larga escala já em 2016. O modelo oferece quatro lugares, design muito interessante com portas corrediças (que facilita demais o acesso ao carro) e teto panorâmico. Mas o detalhe técnico que mais chama atenção no pequeno carrinho é a sua capacidade de manobra. Além das duas rodas frontais, as jantes traseiras também são movimentadas pela direção. Num momento de estacionamento, por exemplo, o conjunto frontal age de maneira oposta com o posterior criando um excepcional raio de giro de cerca de 2,8 metros, aspecto que possibilita manobras em locais apertados.

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A engenharia caprichou nos detalhes: o Tata Megapixel tem freios ABS captadores de energia (que seria dissipada pelas pastilhas e discos), sistema ´start-stop´ (que auxilia na diminuição do consumo e emissões) e baterias recarregáveis em tomadas comuns. Por dentro o Tata híbrido tem acabamento em couro, metal e plástico. O teto panorâmico oferece controle de intensidade da incidência de luz solar, o câmbio é automático CVT (com trocas infinitas) e há um moderno painel com tela orgânica que controla o sistema de som, ar-condicionado, computador de bordo, navegação, entretenimento, assim como os modos de condução e desempenho. O console central permite, também, a conexão de um celular que interage com a tela. As rodas do Tata Megapixel Concept são de 15 polegadas e a velocidade máxima é de 105 km/h. (Fotos: divulgação)

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