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buru-rodas

Touareg: colosso alemão!

SUV de luxo da VW oferece desenvoltura em qualquer tipo de terreno
Design é discreto, mas muito imponente

Qual é a sua praia? Ojeriza a pernilongos e aversão à barraca de camping? Ou preferes uma hospedagem em hotel 5 estrelas com cama king size? Aprecias um passeio pelo asfalto, ou curtes uma trilha fora da estrada? Pois bem, se o seu gosto permeia esses dois mundos, o Touareg pode ser uma opção interessante.

A Volkswagen do Brasil colocará nas suas concessionárias (já agora em junho) a 2ª geração deste SUV (sport utility vehicle) de luxo. Desde 2002 (data da 1ª geração do modelo) até hoje, o Touareg já teve quase 500 mil unidades comercializadas, bom número para um carro caro, que chega ao país por cerca de R$ 221 mil (versão com motor V6) e R$ 268 mil (V8), preços atuais, base SP.

Evolução

Em sua segunda fase o Touareg ganhou vários apetrechos tecnológicos (incluindo aqui os ´up grades´ eletrônicos) e um melhoramento estrutural, já que está mais leve, mas ao mesmo tempo, mais resistente à torção da carroceria e também mais forte para suportar impactos.

Chamar o modelo de “jipão moderno” seria ofender esse projeto germânico muito bem formulado. O bólido é um carro de luxo com alta capacidade off-road, ou seja, com disposição para encarar desafios inimagináveis com muitíssimo conforto e segurança.

Comparando-se uma geração com a outra, nota-se que a essência funcional continua a mesma. Obviamente, o modelo 2012 (dez anos à frente da 1ª geração), distingue-se por evoluções e melhorias conceituais, mas, no geral, a vocação é idêntica: levar os passageiros a acessos pouco amigáveis com a maior facilidade possível.

Opções de motores

De agora em diante, aqui no Brasil o Touareg chegará apenas em dois catálogos, diferenciados basicamente pelos motores distintos e por opcionais como o teto solar, por exemplo. Duas são as unidades: V6 FSi 3.6 com 280 cv de potência e torque máximo aproximado de 36 kgf.m e V8 FSi 4.2 com 360 hp de força e torque de 45,4 kgf.m.

Apesar de mais potentes (do que as versões européias anteriores), ambas são mais econômicas (nos goles de gasolina) e mais eficazes no sentido de poluir menos, pois já atendem às normas de emissões brasileiras “PL5”. Um dos segredos disso é um novo sistema de gerenciamento térmico, que permite a chegada da temperatura ideal de funcionamento em menos tempo do que o normal, o que contribui na redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados em ciclo urbano.

As duas versões são sensacionais e bem vigorosas. Obviamente, a diferença de 80 cv de potência é perceptível em qualquer automóvel de passeio do mundo, o que faz o Touareg V8 ser ainda mais respeitável a ponto de extinguir a falta de fôlego do seu modus operandis em qualquer subida que encontrar pela frente (principalmente se a mesma for de asfalto).

Luxos, mimos, tecnologias…

Todas as versões desse novo Touareg agora vêm equipadas de série com uma caixa de transmissão automática de oito marchas. A velocidade máxima (280 km/h apontados no velocímetro) é atingida na sexta. A 7ª e a 8ª são utilizadas como “overdrive”, priorizando menor nível de ruído e maior economia de combustível, já que no fim desse processo o motor funciona numa rotação 34% inferior à desenvolvida em sexta marcha. Detalhe: as trocas são quase imperceptíveis e as retomadas amplamente eficazes. Esqueça os câmbios automáticos lerdos que você já experimentou algum dia. Neste, a conversa é ágil e as mudanças também podem ser administradas em “borboletas” atrás do volante.

Aspectos gerais (e finais) sobre a bela máquina

O Touareg, apesar de mais barato do que outros SUVs concorrentes, como Porsche Cayenne e Range Rover, oferece um pacote respeitável de desempenho, segurança e luxo. Há, para os mais distraídos, o “ACC” (Adaptive Cruise Control) que é um controlador de velocidade e distância que mantém o carro em cruzeiro linear mantendo-o afastado do veículo que vai à frente. Extensão disso, um radar frontal pode (caso seja necessário) frear o veículo até a imobilidade sem a intervenção do motorista.

Outros mimos especialíssimos aos ocupantes do veículo: “Area View” (que permite visão de 360 graus em torno do carro), “Cross Traffic” (visão de 90 graus para esquerda e direita em pontos localizados bem à frente ou à traseira), “Front Assist” (o que evita colisões à frente, integrado ao ACC), “Side Assist” (monitores de pontos cegos), câmera de ré, airbags em todos os locais, freios ABS (com vários auxiliares), suspensão pneumática (no V8) e carroceria com várias partes reforçadas em sanduíches de chapas de aço-manganês.

Em suma, o Touareg parece flutuar sobre o piso e é aparentemente manso como um cordeirinho, mas… se você tiver peito para empurrar (e segurar!) o acelerador lá no fundo, verá uma fera com ronco sensacional rugir com imponência em busca de papar léguas com uma desenvoltura inacreditável. A carroceria é charmosíssima e o interior tem espaço generoso para até cinco adultos. Tampa do porta-malas é acionada automaticamente (para abrir ou fechar) e no caso da versão V8, a suspensão a ar é adaptativa, podendo ser elevada ou abaixada em teclas no painel. O rodar não lembra quase ninguém. Talvez, pelo parentesco, a atuação da tração integral 4Motion (4X4 com 60% na traseira e 40% nas rodas da frente) faça lembrar um Porsche Cayenne pelo “handling” impecável, com o carro bem firme no chão acariciado por um papo sintônico entre suspensões, caixa de transmissão e motor. É um primor de automóvel, pode acreditar. Pois muito bem, se gostas do luxo longe das picadas de mosquito, mas aprecias um passeio perto da natureza, esta cápsula moderna sobre rodas pode lhe proporcionar aventuras interessantes, como a que fiz subindo o Pico do Una (em São Paulo) com toda tranqüilidade e aqui estou, são e salvo a contar a história. (Fotos: divulgação)

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