Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen exibe o novo Golf R na Europa com 310 hp!

07_ g r (1)

Há 15 anos a VW criou o Golf mais exclusivo de todos. A primeira geração do ´Golf R32´ inaugurou um segmento muito especial dentro da própria linha desse veículo que é (juntamente com o eterno Fusca) o maior sucesso dessa marca alemã até hoje.

07_ g r (2)

O Golf R sempre foi o modelo mais poderoso da gama. Em todas as gerações, ele foi concebido com tração integral (4Motion) e sempre foi equipado de forma muito exclusiva. Fazendo uma retrospectiva, a história deu-se assim: em 2002 a Volkswagen lançou o Golf R32 (também conhecido como ´MK 4´).

07_ g r (3)

Ele nasceu com 241 hp de potência e foi o primeiro VW a vir equipado com uma transmissão automática de dupla embreagem. Três gerações mais tarde a potência subiu para 300 cv; e a atualização do novo carro eleva a adrenalina para 310 cv de força máxima obtidos entre 5.500 e 6.500 rpm.

07_ g r (4)

Jamais um Golf competiu tão de perto com outros carros esportivos muito mais caros. A Volkswagen anuncia – como opcional de fábrica – uma adição de desempenho indispensável aos verdadeiros fãs dessa máquina: um recém-desenvolvido sistema de escapamento esportivo da renomada marca eslovena Akrapovi. O conjunto é todo feito em titânio e pesa 7 kg a menos que o original.

07_ g r (5)

O novo Golf R estará disponível no mercado europeu em três versões. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, no entanto, esse limite pode ser removido com o pacote de desempenho opcional que amplia a diversão para 270 km/h. Equipado com caixa de marchas manual, ele é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 5,1 segundos. Já com o câmbio DSG (7 velocidades), ele consegue essa mesma performance em 4,6 segundos.

07_ g r (6)

Com um torque fenomenal de 40,5 kgf.m, o esportivo tem desempenho realmente alucinante, com retomadas vigorosas e um fôlego que transforma ladeiras em pistas planas. O esquema tecnológico permite a desativação do controle de tração e estabilidade, oferecendo uma condução mais crua, sem filtros eletrônicos. Apesar do vigor do propulsor de 310 hp (4 cilindros/turbo), a marca alemã divulga um consumo notável de 14,08 km/litro na estrada.

07_ g r (7)

O visual do Golf R 2018 é um pouco diferente dos demais da linha: os para-choques foram redesenhados e ele ganhou grupos ópticos inéditos com LEDs na dianteira e traseira. Perceba também a saída quádrupla dos tubos de escapamento. Os retrovisores externos podem vir pintados na cor do carro ou com capa de fibra de carbono. Rodas de 18 (ou 19 polegadas modelo ´Spielberg´) serão ofertadas.

07_ g r (8) 07_ g r (9)

Por dentro há tudo o que existe na versão GTi (que é o penúltimo degrau da família) e mais alguma coisa. A tela multimídia tem 9,2 polegadas, o sistema admite controle dos gestos dos dedos, há GPS, espelhamento de celulares e ótimo projeto de áudio. Seus bancos podem vir forrados com couro ou tecido de alta resistência ao atrito. (Fotos: divulgação)

07_ g r (10)