13 / 01 / 2017

Volkswagen I.D. Buzz, a ´Kombi da Nova Era´

13_vw id (1)

A partir deste sábado (14/1), a Volkswagen vai exibir no Salão de Detroit um dos seus modelos mais comentados nos últimos meses. Apelidado de “Kombi da Nova Era” (alcunha já oficialmente aceita e utilizada pela VW), o futurista “I.D. Buzz” é um veículo multiuso com propulsão puramente elétrica e tração nas quatro rodas.

13_vw id (2)

O executivo Herbert Diess (presidente do conselho de administração da Volkswagen) destaca que o I.D. Buzz “será acessível para milhões de pessoas num futuro muito próximo”.

13_vw id (3)

13_vw id (4)

Por dentro >> Pela versatilidade e sobra de espaço que o ´trem de força´ elétrico oferece para qualquer projeto desse tipo, o I.D. Buzz tem um interior bastante amplo para até seis pessoas com suas bagagens.

13_vw id (5)

Segundo a VW o carro será posto em produção e, até 2025, ele terá a tecnologia de direção 100% autônoma aperfeiçoada. Baseado na nova Plataforma Modular Elétrica (MEB), o I.D Buzz tem autonomia de 600 quilômetros, segundo o fabricante.

13_vw id (6)

À esquerda, a veterana Kombi, inspirando gerações

À esquerda, a veterana Kombi, inspirando novas gerações

Extinção do painel >> Nesse veículo o cockpit convencional não existe mais. Ao invés dele, haverá uma projeção em 3D com as informações mais importantes num Head-up Display de realidade aumentada e exposta no campo de visão do motorista, no para-brisa. Itens como o sistema de informação e entretenimento e as funções do ar-condicionado são controlados por meio de um tablet removível; e os controles principais para a condução estão localizados no volante.

13_vw id (8)

Versatilidade >> Com uma grande distância entre os eixos (de 3,3 m), o esquema de modularidade dos assentos é fantástico. É possível, por exemplo, transformar o interior do carro num escritório compacto com mesinha de centro.

13_vw id (9)

Por ter suspensão com amortecedores reguláveis eletronicamente, o nível de conforto é variável, podendo proporcionar um rodar mais macio (para viagens em família) ou mais firme (com transporte de cargas).

13_vw id (10)

13_vw id (11)

Motorização >> A Kombi da Nova Era vem com tração integral. Em cada roda há um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio posicionada abaixo e no meio do assoalho. A potência combinada é de 374 cv. Segundo os dados técnicos divulgados, o I.D. Buzz acelera de 0-100 km/h em apenas 5 segundos e tem velocidade máxima limitada em 160 km/h. (Fotos: divulgação)

13_vw id (12)

Deixe seu comentário