Desde 2010

buru-rodas

Volvo amplia a gama com o novo SUV XC40

 

10_vxc40 01

A Volvo Cars também aproveita o bom momento de crescimento das vendas de SUVs e lança no mercado brasileiro o seu caçula: XC40. O modelo que foi eleito “Carro do Ano na Europa” será disponibilizado por aqui em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5 R-Design. As configurações T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First Edition oferecem pacote especial de equipamentos, incluindo câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular, sistema de alerta de ponto cego, bancos dianteiros com aquecimento, assentos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

10_vxc40 02

Ousadia no estilo >> O XC40 apresenta distância de entre-eixos de 2,7 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura e 4,4 m de comprimento. As medidas são boas e, apesar do porte compacto, o espaço interno é interessante para quatro adultos. Como todos os produtos da Volvo na atualidade, o XC40 não foge à regra e entrega um design bem moderno e que se distancia do senso comum.

10_vxc40 03

Tanto a carroceria e seus detalhes externos, quanto (principalmente) as minúcias da arquitetura do interior do carro, se sobressaem em relação à maioria dos concorrentes, que não têm tanta coragem em ousar no design como a Volvo sempre faz.

Equipamentos >> O modelo traz grupos ópticos totalmente equipados com LEDs e os faróis dianteiros possuem quatro funções: luzes direcionais que acompanham o giro do volante; sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol e acendimento automático. Os faróis de neblina também são equipados com LEDs.

10_vxc40 05 10_vxc40 06

O interior é repleto de porta-objetos engenhosamente projetados. Há um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas, lixeira removível no túnel do console central, espaço para guardar cartões, assoalho que pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos, etc…

Trem de força >> Duas são as opções de motores para o XC40, que também vem com transmissão automática Geartronic de 8 velocidades. O motor T4 Drive-E 2.0 com 4 cilindros em linha, tem turbocompressor e gera potência máxima de 190 hp aos 4.700 rpm, com torque de 30,6 kgf.m. Esta versão somente chegará ao mercado nacional em julho.

?????XC40??

Já o propulsor T5 Drive-E (também 2.0 turbo com 4 cilindros em linha), possui injeção direta de gasolina e entrega 252 hp de força máxima, com torque de 35,7 kgf.m. A Volvo divulga que a versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, cravando 230 km/h de velocidade máxima.

Conectividade >> O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é um dos mais completos da atualidade. Chamado de ´Sensus Connect´, ele é acessível por uma tela sensível ao toque de 9 polegadas. Esse ambiente reúne praticamente todos os comandos do carro. O ótimo sistema de som é da Harman Kardon e há compatibilidade para celulares Apple CarPlay e Android Auto.

Contexto final >> A Volvo traz ao mercado um produto inovador em design e irretocável no conteúdo. O XC40 oferece tração integral, cinco ajustes nos modos de condução que controlam parâmetros de resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade. Há, também, frenagem automática e recurso de ´Mitigação de Pista Oposta´, que pode evitar uma colisão frontal, caso o motorista se distraia ao volante.

10_vxc40 12

O XC40 tem os seguintes preços sugeridos: versão T4 (R$ 169.950); T5 Momentum (R$ 194.950) e XC40 T5 R-Design por R$ 214.950. (Fotos: divulgação Volvo Cars)

10_vxc40 13