Desde 2010

buru-rodas

GPS – Curtas Quentinhas

Voz do dono – A Kia divulga seu novo sedã para agradar o comprador dos EUA, apreciador de carro grande, motor dianteiro, tração traseira, construção sobre chassi. Peita Mercedes, BMW, Audi e os locais. Além do bom rendimento e das sensações insuperáveis dos carros com tal configuração, há design, intensa agregação de confortos. Ato de coragem.

Quero! – Roberto Agresti, jornalista especializado em motos, diz no excelente Autoentusiastas: a Volkswagen pode comprar a italiana fábrica de motos Ducati. Ferdinando Piech, presidente do Conselho, mandão, quer. Ao Dr.Piech, criador do Porsche 917, do status de salvador da marca Audi, gente de bom senso ignora contra argumentos.

Guarda-chuva – Nenhuma empatia mecânica ou empresarial, apenas exercício de vontade. Comprou a Bugatti e a Lamborghini; fez o Phaeton e sua fábrica envidraçada; candidato a adquirir a Alfa Romeo. E acelera porque tem 74 e, apesar de rico e dinâmico, aposentará em meses.

Continua – Sem o brilho polêmico de seu criador, o argentino Alejandro De Tomaso, distante do êxito do “Pantera” (seu mais conhecido produto), a De Tomaso agora é da chinesa Hotyork. Economicamente estável, mas despersonalizada: seu possível produto é inexpressivo crossover em plataforma Fiat, desenho Pininfarina. O homem foi e levou o brilho.

Olho vivo – Começou a valer outra norma governamental protegendo a indústria montadora em detrimento do consumidor. Neste ano, apenas 30% dos veículos terão (de fábrica), freios ABS e Airbags (almofadas de ar protetoras).

Na prática – Vai comprar carro novo? Mesmo preferindo som ou revestimento em couro em lugar da segurança oferecida por tais componentes, defenda o seu bolso. À hora de vender, carro sem estes equipamentos de segurança, presente em todos os demais, será um mico.

Mais forte – A Peugeot avisou: terá o recém lançado 308 com motorização estaminada por turbo no segundo semestre. O acordo da Peugeot com a BMW para usar este conjunto tem aditivado as vendas.

Também – Na apresentação do 308 em Ouro Preto (MG), disse, o sedã 508 e o 308 CC, conversível, chegam no primeiro semestre. O 208, ao início de 2013, em convívio com o 207, o 206 com maquiagem frontal.

Independência – Mais liberta dentre as montadoras operando no Brasil, mercado absolutamente peculiar, a Fiat pesquisa. Leva a sério: testa Freemont 1.4 turbo, motorzinho de Bravo e Linea. Fala alto: 200 cv.

Mineirices – Apenas testes. Mas, para chocar a burguesia com o conceito, será efeito demonstração de outros estudos periféricos, criativos, surpreendentes, factíveis em andamento. O método é mineiro.

Uso – Para utilização prática, mudança na cabine do picape Strada, criação local: versão com 3ª porta, abrindo no sentido inverso, fechando contra a porta dianteira direita. Segundo semestre. Anote aí, furo da Coluna.

Recall – A Nissan convoca proprietários de picapes Frontier para verificar caixa de direção e travamento do capô. Tens uma? Vá lá. Dirigir carro assim é muito perigoso. Não é defeito de componente comprado a terceiro sub fornecedor, mas desatenção na ajustagem ou na verificação do torque das ferramentas na linha de montagem.

Mack, Renault – A reformulação interna da Volvo Caminhões e o mercado nacional como o maior do mundo no segmento, instigam estudos para trazer ao Brasil a norte-americana Mack, a francesa Renault, a indiana Eicher, do grupo.

Social – Em próxima visita ao Brasil para lançar a campanha Great, promovendo o Reino Unido como destino de turismo, negócios e educação, o Príncipe Harry, da Família Real Britânica, será homenageado com prova de Polo, no paulista Haras Larissa, onde a Land Rover ensina habilidades fora de estrada de seus produtos. Agora, além do charme e dos prêmios o recém lançado Evoque, agregará o adjetivo Real.

Nars – Mais sólida das recentes promessas de futuro, o brasiliense Felipe Nasr, Campeão Inglês de Fórmula 3, pilotará para a vitoriosa equipe Dams na temporada de GP2. Patrocina-o Banco do Brasil e a OGX, produtora de petróleo e gás de Eike Batista. Boas companhias.

Resgate – Conta o site Retrovisiones.com.arg, Giorgetto Giugiaro, 72, rotulado como “o Maior Designer do Século”, resgatou o Porsche Tapiro, primeiro trabalho na Italdesign, onde entrou, assumiu e ano passado vendeu à VW. Plataforma dos 914 e 916, findo o Salão de Turim de 1970, comprado por milionário industrial espanhol, sofreu atentado terrorista. Descoberto em ferro velho ao sul da Espanha, resgatado pelo agora milionário autor, para seu museu particular.


Ecologia –
Fuel Fighter, marca Bridgestone de produtos para redução de consumo, voltou à produção. Compostos avançados, otimiza design estrutural e da banda de rodagem para, entre 2005 e 2020, reduz consumo e emissões em 20%. Inicia nos EUA e Canadá, onde o apelo é mola maior. Brasil sem previsão. (Roberto Nasser)