Desde 2010

buru-rodas

GPS – Curtas Quentinhas

ABRIU – Nova loja da Autoglass (especializada em serviços de instalação e reparos de parabrisa) já começa a funcionar em Maceió. A 38ª filial da rede está aberta na Av. Juca Sampaio, 2495, Feitosa.

PESADOS – Tens frota de caminhões e ônibus? Precisa de peças originais para manutenção? A partir de janeiro (em frente à UFAL), a “Caminhoneiro Peças e Serviços” abrirá as portas revendendo, inicialmente, toda linha de peças e serviços para os pesados da Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen e Ford. Já nasce certa, com o veterano executivo do ramo, Nélson Pires (ex-Alagoas Diesel e Macedil), à frente do negócio.

EU PEDI… – Ao Papai Noel, três presentes fáceis: 1) Motos menos barulhentas nas ruas; 2) Um trânsito menos violento e 3) Que Alagoas saia do 1º lugar no Mapa da Violência.

FÓRMULA 1 – A segunda vaga da Lotus (que Bruno Senna estava tentando conseguir) ficou mesmo para Romain Grosjean, que será companheiro de Kimi Räikkönen pela equipe Lotus Renault GP em 2012.

COMO SE SABE – Esse ano a coisa foi muito sem sal, com pouca competitividade. O alemão Sebastian Vettel, da RBR, sagrou-se campeão com 4 corridas de antecedência… Nem na época de Ayrton Senna e Nelson Piquet me recordo de vantagem assim. Será que em 2012 a mesmice vai imperar?

PROMOÇÃO – A Mobil faz promoção voltada para a linha de motos. Para participar basta comprar qualquer produto da família “Mobil Super Moto” e cadastrar o cupom com o código da promoção no site www.promocaomobilsupermoto.com.br A marca anuncia motos e iPods Nano como prêmios.

MISSÃO IMPOSSÍVEL – Tom Cruise já está nas telonas na nova versão do filme, que, por sinal, tem roteiro de fazer inveja a qualquer fase do britânico agente 007. Se gostas de BMWs, vá assistir, pois há momentos de ação (e grandes mentiras) a bordo dessas máquinas alemãs. Numa delas o personagem sobrevive a uma queda de frente numa altura de 100 metros! O Airbag abre e o sujeito mal assanha o cabelo… É mole?

SOBRE NÓS – O Brasil encerra o ano de 2011 com pouco menos de 3,7 milhões de automóveis fabricados. Está aí entre o 5º ou 6º maior consumidor de veículos do mundo.

BOM OU RUIM? – Ótimo por um lado, pois a cadeia produtiva (do setor automotivo) é uma das mais importantes e geradora de impostos no Brasil e ruim, pois o crescimento e a infra-estrutura das nossas cidades não consegue mais comportar o aumento da frota. É uma equação não proporcional que a cada dia gera mais confusão, violência, congestionamentos e atraso no nosso trânsito, um dos piores e mais violentos do mundo.

ENTENDA QUE… – Quando se fala em violência sobre rodas, estamos englobando mortes, acidentes que causam invalidez e o atrito, o tal do mata-mata (via álcool ao volante) ou mesmo com armas de fogo após discussões. O Brasil é campeão em acidentes, gerando (ainda) mais de 50 mil mortes por ano.

PODE OLHAR – Ao seu redor trafegando pelas ruas. Motoqueiros descalços e que também fazem “sanduíche” de crianças entre dois adultos. Nosso código de trânsito é obsoleto e mal aplicado, além de quê, o efetivo policial é mínimo (e mal pago). Somos, sim, a 6ª economia do mundo, mas… cá com os meus botões, de que vale ultrapassar o Reino Unido em volume econômico e conviver com tanta barbaridade e violência urbana? Não dá pra esquecer dos dois palermas que jogaram a menina Isabella pela janela do prédio. Recentemente, uma enfermeira (profissão que, teoricamente, é exercida por seres humanos generosos, especiais) espancou um cãozinho até a morte e, mais recentemente ainda, um militar das Forças Armadas (que serviu ao País no Haiti) foi brutalmente executado no trânsito por uma confusão banal… Sexta economia do mundo e 1ª em barbaridades. Vivemos na Idade Média, isso sim.

NÃO DÁ – Para deixar de falar. Por diversas vezes comentei aqui neste ano sobre a – péssima – qualidade do asfalto de Alagoas. O Estado inteiro é um queijo suíço com tantos buracos e a capital, nem se fala: um primor de desarranjo no recapeamento, uma vergonha para uma cidade turística. A Avenida Walter Ananias (antiga Av.Maceió, no Jaraguá) após meses de obra foi reaberta e devolvida à população com um asfalto que mais parece uma montanha russa, de tão mal feito. A Rua Santos Ferraz, bem pertinho dali, é outro exemplo de descaso e desrespeito ao dinheiro público.

MOMENTO DE INÉRCIA POLAR – Filosofe comigo: qual o melhor tipo de veículo a se usar em Maceió? Jeep Willys, daqueles antiguinhos, que suportam até submersão e buracos de 50 cm de profundidade.

NA CALIFÓRNIA – Experiência que tem dado certo: a de deixar constantemente alguns semáforos piscando somente na luz amarela, sem intercalar com o verde e o vermelho. Nesse caso prevalece o bom senso do motorista em diminuir, perceber o momento e dar ou não passagem a outro carro.

POR AQUI – Situação similar pode resultar em morte! Já percebeu que quase ninguém cede o lugar para o “próximo” no trânsito? Pelo contrário, empurra o carro no mínimo espaço que haja para não perder o pique. Mude, revolucione, seja mais camarada: ceda passagem para apenas 1 carro e jamais feche o cruzamento.

NO RÉVEILLON – Não custa nada relembrar: se for beber, não dirija. Chame um táxi! E bom 2012 (vivo e com saúde)!