Desde 2010

buru-rodas

GPS – Curtas Quentinhas

Blindagem – Recentemente, sete taxistas foram mortos em Manaus (AM) e, no Brasil, todos os dias acontece algum tipo de violência contra esses profissionais que guiam automóveis considerados como “carros de utilidade pública”. Esse número absurdo de latrocínios fez surgir um movimento na capital amazônica que cobra das autoridades um apoio financeiro para a implantação de cabines blindadas nos veículos.

Na prática – Os taxistas geralmente não têm como arcar uma blindagem de cabine que envolve a colocação de uma divisória de vidro separando motorista do usuário, além de proteção balística na parte dianteira do carro. Segundo estudos da “Comissão de taxistas auxiliares e permissionários autônomos de Manaus”, esse tipo de cabine já é usada em várias cidades do país nas quais o índice de mortalidade dos taxistas caiu a zero.

No sul – Cidades do sul do Brasil, como Caxias do Sul e Passo Fundo (RS), Itajaí e Blumenau (SC), já tem legislação que regulamenta o serviço de táxi onde é prevista a instalação de cabine blindada.

Curiosidade – Sabe quantos táxis há nesse instante rodando no Brasil? Mais de 300 mil!

Cores – A empresa Dupont fez recentemente um estudo em 11 regiões do mundo para saber quais as cores mais prevalecentes nos automóveis. No Brasil, quase um terço dos carros sai das linhas de montagem na cor prata. As cores branco e branca pérola empataram com a prata na primeira posição do ranking mundial em 2011.

Oficial – Agora sim, após anúncio oficial da Williams, Bruno Senna (apoiado pela empresa OGX de Eike Batista e Embratel) ocupará uma das vagas da mesma escuderia aonde Ayrton Senna sofreu acidente fatal. Rubens Barrichello deverá, finalmente, se aposentar e curtir os seus milhões de dólares lá em Mônaco. Para quem vive falando mal do Rubinho, antes de fazer a próxima crítica, analise se você já foi o segundo melhor profissional da sua área no mundo, porque ele já foi (na Ferrari) em 2002 e 2004, anos em que conquistou dois vice-campeonatos.

É claro… – Que não dá pra esquecer a subserviência eterna desse piloto para com os seus companheiros de equipe. Aquela desacelerada em cima da linha de chegada (no GP da Áustria, em 2002) para deixar o Schumacher vencer foi a gota d´água para o Barrichello não merecer mais a minha torcida como brasileiro. Aquela foi a cena mais patética da Fórmula 1 até hoje, além de atitude anti-desportista.

Boa ideia – Governo do Estado de São Paulo sancionou no dia 6 de janeiro deste ano, a Lei Nº 14.691/2012, que trata sobre o “uso do asfalto enriquecido com borracha proveniente da reciclagem de pneus inservíveis na conservação das estradas estaduais”. É lei de extrema importância para a conservação ambiental, pois trata de um resíduo sólido altamente poluente. Você não vê, mas os pneus deixam no asfalto uma “areia” minúscula, que contamina o solo e os nossos pulmões.