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Audi A1: quatro argolinhas sedutoras por R$ 89,9 mil

Se você gosta de uma máquina "na mão ou no trilho", eis uma opção interessante.
Por R$ 89,9 mil, além do carro, leva-se o charme

A Audi lançou no início desta semana (8/5) para o mercado brasileiro a sua mais nova estrela, melhor dizendo: ‘estrelinha’ da família.

O “A1”, veículo de entrada da Audi, é um hatchback compacto que chega para atuar num nicho bastante exclusivo e competir, principalmente, com Mercedes Smart, BMW Mini e até com o Fiat 500 (apesar do modelo custar bem mais do que esse último).

A Audi tomou relevância e status de “premium” aqui no Brasil graças a influência positiva do carimbo da marca “Ayrton Senna” à frente das importações oficiais para o país (aproximadamente) entre 1993 e 2005. A fama e a credibilidade do tricampeão mundial de Fórmula 1 tornou os produtos Audi bastante exclusivos e desejados por aqui.

Preço de gente grande

O carro exposto nesta matéria custará (na versão de entrada) exatos R$ 89.900. Exibir o modelo com um preço abaixo de R$ 100mil é a principal bandeira que a marca germânica levantou para divulgar o pequeno carro que tem uma chancela sedutora lá na grade dianteira.

As tais “4 argolas” que formam o logotipo da Audi são capazes de gerar desejo e paixão e, claro, elas também têm força para escancarar talões de cheque que quitam saldos nem tão atraentes assim. O A1 custa o preço de um Ford Fusion zero quilômetro ou de um Mercedes-Benz usado. Obviamente, as propostas são completamente diferentes e, como os três concorrentes citados acima também são caros pelo que oferecem… o A1 está na média e pronto para ganhar mercado.

Quem é a nova figura?

O novo A1 é bonito, moderno, bem equipado, tem carroceria de duas portas e, obviamente, vem dotado de um cabedal respeitável de conhecimentos e experiências dessa marca, portanto, o nível tecnológico embarcado está entre os melhores possíveis.

O novíssimo hatch da Audi vem com caixa de câmbio automatizada do tipo “S-tronic” com 7 velocidades. Isso representa trocas de marchas rapidíssimas (feitas em milésimos de segundos) e sem perda de potência, uma tecnologia obtida em pesquisas e uso em carros de corrida. O pacote restante é conhecido em veículos desse nível: freios ABS com auxiliares, airbags (frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro), controle de tração e estabilidade, volante multifuncional, boa aparelhagem de som (com entradas auxiliares), faróis de gás xenônio, sistema “start-stop” (que desliga o motor imediatamente ao se parar o veículo e religa-o a um simples toque no acelerador), além de outros mimos que incluem espelhinhos, porta-trecos, bancos em couro, acabamento muito bem feito, costuras impecáveis, carroceria com ajustes perfeitos e, como opcionais, teto solar e partida sem chave (por botão).

Como anda?

Se você gosta de uma máquina “na mão ou no trilho”, eis uma opção interessante. Após testar o A1 em ambientes urbanos e também numa pista de corridas, achei que o seu maior trunfo fica no acerto das suspensões. Como diriam, respectivamente, Roberto Nasser e José Resende Mahar (Papas desses assuntos automotivos), a tal da “Equação de Ackermann” (diagrama lógico que se monta para acertar o sistema de direção quanto à capacidade de um veículo fazer curvas) e o “momento de inércia polar” do Audi A1 possuem equilíbrio respeitável. Não somente por ser um “Audi” (mas também por isso), o A1 merece os aplausos nesse aspecto. Ele faz curvas com uma segurança que passa muita tranqüilidade ao condutor. Aqui pra nós: não é um Subaru, mas merece reverência nesse sentido.

Veredicto

Por esse cardápio compra-se, além do carro em si, o status de “ter um Audi”. A máquina tem um câmbio excepcionalmente eficaz e um conjunto respeitável. A marca alemã é avançadíssima em tecnologia. O carrinho vem com motor 1.4 TFSi de 122 hp. Auxiliado por um turbocompressor, segundo medições do fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge a máxima de 203 km/h. Seu torque é de (aproximados) 20 kgf.m disponível continuamente.

A Audi garante que, dependendo de algumas condições (modo de dirigir, velocidade constante, qualidade da gasolina…), o A1 consegue economia (média) de até 18,8 km/litro. O acabamento externo pode ter colunas laterais em cores diferenciadas (prata ou imitação de fibra de carbono). Seu porta-malas comporta 267 litros e o entre-eixos é de 2,47 m. Frigir dos ovos: brinquedinho de preço salgado, mas, com acabamento digno, comportamento impecável e de charme indiscutivelmente relevante. I FA

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