Desde 2010

buru-rodas

Insight: atenção na sustentabilidade do planeta

Lançado inicialmente no Japão e já viabilizado comercialmente (e fabricado) nos Estados Unidos, o Insight – hatch híbrido da Honda – hoje, além de já ter conseguido o seu espaço em vários mercados do mundo, também adquiriu o status de ser um dos carros desse tipo mais eficazes em atividade.

Montado sobre moderna plataforma, o Insight (“Introspecção” em inglês) possui no mesmo compartimento, dois motores: um a gasolina e outro elétrico, ambos de porte compacto. O veículo utiliza um propulsor comum de 4 cilindros em linha (1.3 litro, com bloco em alumínio) que, agregado à unidade elétrica desenvolve um total de 121 cv de potência. São 98 hp no modo tradicional (queima de gasolina com emissões normais) e 13 cv (com zero de poluição) oriundos do auxílio elétrico. Bem bonito, já que traz os mesmos traços de toda linha Honda atual, espaçoso (para 4 adultos e 1 criança) e com porta malas enorme, o modelo nipônico possui vocação extremamente familiar.

Veja como foi o nosso test-drive exclusivo com esse carro que, num passado bem recente, poderia representar um conceito futurista, mas que já é uma realidade racional num tempo presente que necessita de atenção na sustentabilidade do planeta.

Desenho padronizado

A maioria absoluta dos fabricantes de automóveis globais decidiu, nos últimos anos, tornar homogêneo o design dos seus automóveis. Obviamente, o objetivo é conseguir uma identidade mais singular com todos os modelos de uma mesma marca parecidos entre si.

A Honda não fugiu à regra. O Insight lembra muito (tanto por fora, quanto por dentro) o New Civic revendido no Brasil.

A frente, apesar de única para este híbrido, é bastante similar à das gerações atuais do Civic e City, com uma ligeira diferença: como este hatch foi concebido com prioridade na economia de combustível, a dianteira é cuidadosamente rebaixada com o intuito de cortar o vento frontal com a menor resistência possível. Bastante alongada, a carroceria do Insight é “magra”, além de comedida na altura. A traseira traz uma grande tampa de porta malas que encobre um excepcional compartimento de bagagens.

Interior e outras características

Como dito, o modelo não é muito diferente da linha Honda de automóveis nacionais. O painel é de leitura simples, com informações básicas ao condutor que incluem: velocímetro, conta-giros, hodômetro parcial e total, medidor de temperatura do motor e marcador de combustível. Nada que o diferencie de um carro comum, a não ser por um medidor de modo de condução (econômica ou não) explicitado por uma folha vegetal virtual que se acende (ou se apaga) no painel dependendo do peso do pé do motorista: se pisar leve (até 75km/h) o motor elétrico estará no comando. Acelerando-se mais fundo (em condições mais exigentes de condução), o propulsor a gasolina assumirá o trabalho.

Há 3 versões desse carro (por ordem de luxo): Insight, Insight LX e Insight EX. A utilizada no nosso teste era a mais simples, de entrada, mas muito bem acabada, com tecido de boa qualidade nos bancos, vários porta-trecos e utilização de materiais agradáveis ao toque nos forros das portas, pára-sóis, painel, além de pacote de segurança completo.

Veredicto

Não espere desse modelo uma performance esportiva. Sua potência é a prova inconteste de que o Insight foi concebido (prioritariamente) para poluir pouco, economizar muito e oferecer um transporte seguro de passageiros, com algum conforto. Seu lema é: mobilidade racional.

De acordo com dados técnicos do fabricante, o Insight consegue (numa média combinada entre os dois motores) a excepcional marca de (mais de) 35 quilômetros com 1 litro de gasolina! Seu pequeno tanque (que comporta apenas 25 litros) é suficiente para uma boa autonomia. Administrado com suavidade, ele é bastante silencioso, mas quando solicitado a andar mais rápido, vê-se que esta não é – definitivamente – a sua vocação. “O Insight é a representação de uma mobilidade coerente, de uma energia bem aproveitada do combustível. Além disso, tem design interessante e ótimo nível de segurança”, enfatiza Laís Accioly, Diretora Executiva da Taiyo Honda, concessionária da marca em Maceió (AL).

Carro de comportamento estável, o Insight exibe suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Seu câmbio (automático de 7 marchas) é suave e com trocas silenciosas, além disso, o sistema “start-stop” colabora com a “missão verde” desligando o motor a combustão ao menor sinal de imobilidade do veículo, reativado-o após um simples toque no acelerador ou com a retirada do pé do pedal de freio. Um primor de veículo que merece nota azul pelo objetivo final de não ferir a natureza.

Turma do contra

O Brasil, eterno país dos altos impostos e da incoerência no falar e fazer, mais uma vez prova ser um lugar difícil de ser entendido. O Governo não demonstra a mínima vontade de incentivar veículos econômicos e pouco poluentes por aqui, como é o caso do Honda Insight. Caso fosse liberada a importação oficial, por exemplo, ele chegaria (por causa de altas taxas de impostos) num abusivo valor de mais de R$ 100 mil, um absurdo para um hatch desse porte. (Veículo cedido para teste pela Honda do Brasil/Fotos: divulgação).

[nggallery id=45]