Desde 2010

buru-rodas

////

02_pcf021014

::::

GANHANDO O MUNDO – A Ford carimbou o passaporte do seu lendário Mustang, que agora deverá passar a ser vendido em qualquer concessionária da marca no planeta. Até 2013 as vendas do Mustang eram limitadas ao mercado norte-americano e também ocorriam por importações individuais. A Ford quer agora que o seu mitológico muscle car passe a ser figurinha famosa nos quatro cantos do globo.

OPÇÕES – O Mustang será oferecido com três tipos de motor: 2.3, 4 cilindros/turbo com 310 cv, 3.7, V6 e 304 cv e um V8 aspirado de 441 hp. Virá ao Brasil com câmbio automático de seis marchas. Quer ver o Mustang 2015? Ele estará no Salão de São Paulo 2014 no final de outubro, início de novembro.

INGLESES – Jaguar Land Rover deverá confirmar brevemente quais os produtos que serão feitos na sua nova fábrica em Itatiaia (RJ). Provavelmente, de lá sairão o novo Freelander e o Discovery Sport, além do Jaguar XE, este último, um sedã compacto que brigará com o Mercedes Classe C e o BMW Série 3.

QUATRO RODAS – Dados divulgados ontem (1/10) pela Fenabrave indicam que o mercado de veículos leves e pesados já acumula (entre janeiro e setembro de 2014) uma queda de 9,1% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado. Até agora foram vendidos cerca de 2,5 milhões de unidades. O sonhado número de 4 milhões de veículos comercializados parece que, mais uma vez, não vai ocorrer no Brasil. Apesar de tudo (altos impostos, corrupção, baixo poder aquisitivo do povo, falta de planejamento de mobilidade urbana, etc…), o país deverá continuar a figurar entre os 6 maiores mercados automotivos do mundo pelo menos até 2022.

DUAS RODAS – O mês de setembro encerrou o ciclo com 119.842 motos emplacadas. O número registrou uma alta de 7,6% sobre o mês de agosto/2014. Os números também foram divulgados pela Fenabrave, entidade que congrega as associações de concessionários.

CURIOSIDADE – Sabe quantas motos são licenciadas por dia no Brasil? Uma média de 5,4 mil unidades. Aparentemente, é muito. Mas para as montadoras, está abaixo do desejado. O mercado de motocicletas está 5,2% menor que o de 2013 até agora.

PARIS – Neste sábado (4/10) começará mais um charmoso “Mondial de l’Automobile”, conhecido no Brasil como ´Salão de Paris´. A primeira edição ocorreu em 1898 e até hoje é um sucesso. Organizadores da mostra aguardam mais de 1 milhão de visitantes. Interessado? O evento vai até o dia 19 de outubro. Local: Paris Expo.