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AUTÔNOMO – Não é novidade lá fora, mas aqui, sim. Pesquisadores da USP de São Carlos desenvolveram em parceria com a Scania, o primeiro projeto de caminhão ´autônomo´ no Brasil (e também na América do Sul). A equipe, que já havia criado um carro de passeio nos mesmos moldes, instalou câmeras e radares para detectar obstáculos frontais, laterais e traseiros. Dentro da cabine o caminhão recebeu modificações elétricas e mecânicas que dispensam o motorista. O modelo é guiado por GPS via sinais da internet e acelera, freia, para e estaciona sozinho.

OUTROS – A Volvo é pioneira nesse tema e atualmente desenvolve um ousado projeto na Suécia. Desde o ano passado a marca colocou 100 carros autônomos rodando diariamente em Gotemburgo atendendo a voluntários que utilizam o meio de transporte com muita frequência. Essa empresa sueca acredita que poderá colocar veículos desse tipo à venda já em 2017. A Mercedes-Benz também já está avançadíssima no assunto e possui a tecnologia para carros de passeio e utilitários de grande porte. Outra alemã, a Audi, já divulgou um incrível teste de um esportivo autônomo que acelera em alta velocidade num autódromo sem ninguém ao volante.

QUASE LÁ – Veículos autônomos, pouco a pouco, tornam-se uma realidade em muitas partes do mundo. Várias empresas já desenvolvem essa tecnologia há décadas e estão quase prontas para colocar os automóveis desse tipo no mercado. Há vários sistemas, dois deles mais famosos: um que guia o veículo por intermédio de sinais eletrônicos instalados nas vias por onde ele vai passar e que, logicamente, interagem com o carro e o guiam da maneira correta; e outro (mais moderno) que “conversa” com o carro via GPS + internet.

QUEM GANHA? – Será uma solução espetacular na vida de pessoas com necessidades especiais, além de outros seres humanos ainda lúcidos, mas com idade avançada e, portanto, com reflexos já lentos demais para guiar um automóvel. Sem esquecer o fato de que um carro autônomo será projetado para jamais sair dos limites racionais de condução, ou seja, mantendo a distância, velocidade e todos os outros detalhes no máximo padrão de segurança.

QUEM PERDE? – Como nem tudo é perfeito…, os carros autônomos deverão desempregar milhares de motoristas profissionais no futuro. As empresas adorarão manter uma frota que trabalha nos três turnos sem reclamações de cansaço, solicitações de horas extras e obrigações trabalhistas. Os maiores beneficiários de veículos autônomos serão as indústrias com ´parques fechados´ como portos, aeroportos, armazéns de estoque e distribuição, etc… O setor agrícola, por exemplo, há muito tempo já vive essa realidade com tratores e colheitadeiras guiados apenas por satélites e sem motoristas.

AIRBAG – A Ford anunciou o registro da patente de um novo airbag de joelhos para o passageiro do banco dianteiro. Com um design inovador, além de peso e tamanho reduzidos, o novo airbag – que será instalado primeiramente no Mustang 2016 – vem integrado ao porta-luvas. Segundo a fabricante norte-americana, equipamento inédito pesa 65% menos do que um airbag convencional.

NOVA BOMBA – Durante a 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica (evento que ocorreu entre os dias 24 e 26 de agosto em Pernambuco) a Bosch apresentou a “Evolution”, uma nova bomba de combustível que é cerca de 10% mais eficiente do que a geração atual, resultando em menor consumo de combustível e emissões de CO2. A inovação foi especialmente desenvolvida para motores bicombustíveis. Segundo o fabricante, ela possui sistema de comutação aperfeiçoado, que garante maior vida útil e resistência a combustíveis agressivos. Além disso, o sistema suporta níveis mais elevados de corrente, que torna o produto muito adequado, por exemplo, para carros que possuem a tecnologia Start/Stop.

FINANCIAMENTO – Somente até o dia 31 de agosto/2015 a Volkswagen Financial Services está oferecendo taxa zero para o financiamento dos modelos Voyage e Amarok. O Voyage 1.0 tem oferta composta por entrada de 60% e saldo parcelado em 18 meses sem juros. A picape Amarok pode ser adquirida com entrada de 60% e o valor residual dividido em 12 ou 24 prestações (dependendo da versão). Mais informações: www.bancovw.com.br