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TECNOLOGIA – Como parte do cumprimento da habilitação da Kia Motors do Brasil ao Inovar-Auto (Programa de incentivo à inovação tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotores), o Grupo Gandini assinou na última quinta-feira (29/9), um protocolo de construção de um centro tecnológico veicular no município de Salto, interior de São Paulo.

OBJETIVO – O ´Gandini Centro Tecnológico´ terá uma área de 2.400 m² construída num terreno de 5.900 m². Sua principal atividade será submeter veículos leves e motores de ciclo Otto e diesel, por meio de dinamômetros, aos ensaios de emissões exigidos pela legislação brasileiro no processo de homologação veicular.

ELÉTRICO – Um dos carros que mais chamou atenção no último Salão de Hanover foi o Nissan elétrico e-NV200. Comercializado em versões de 5 ou 7 lugares, o modelo possui 5 anos de garantia geral ou 100 mil quilômetros. O e-NV200 ganhou o “Prêmio alemão de veículos comerciais leves de 2016”. É a cultura japonesa de veículos ecologicamente corretos dando certo mundo afora.

ESCÂNDALO – A indústria automotiva chinesa está passando por uma delicada ´saia justa´ nesse instante. Cinco fabricantes receberam milhões de dólares em subsídios para construir ônibus, e nunca os fabricaram! O Ministério de Finanças daquele país anunciou ter descoberto o pagamento fraudulento de mais de um bilhão de Yuan (cerca de US$ 120 milhões) em subsídios. De acordo com notícias da mídia local (que citam fontes industriais não identificadas), possivelmente mais 90 fábricas podem estar envolvidas nesse escândalo.

PONTO DE VISTA – Xu Yanhua, secretário-geral adjunto da ´Associação chinesa de fábricas de automóveis´ disse o seguinte ao jornal Economic Observer: “A fraude do subsídio trará muitos danos ao desenvolvimento da indústria de veículos de energia da China”. Os líderes comunistas enxergam os carros elétricos (ou com energias alternativas) como oportunidades promissoras e quase sem concorrentes estabelecidos, aonde a China pode ter um papel de liderança global, incrementando o seu crescimento econômico. Impulsionada por subsídios governamentais, a China passou os Estados Unidos no ano passado e tornou-se o maior mercado de veículos elétricos por unidade vendida.

MAIS – O maior fabricante chinês, BYD Auto Ltd., passou a General Motors e a Nissan em 2015 como a marca elétrica mais vendida, mas a BYD não estava entre as cinco fábricas citadas entre as que receberam os subsídios incorretamente. Com olhos e garras de águia, o Ministério de Finanças chinês já declarou que os fraudadores terão que devolver o dinheiro recebido incorretamente, além de honrar multas no valor de 50% dos pagamentos incorretos. A empresa que mais recebeu foi a King Long United Automotive Industry, que embolsou US$ 80 milhões. Seu executivo-chefe cometeu suicídio.

WEEKEND – Fiat incrementa conteúdo da sua veterana SW Weekend, que agora chega na sua linha 2017 mais completa de série. A versão Attractive 1.4 passa a contar de série com barras longitudinais no teto, rádio Connect e banco do motorista com regulagem de altura. A configuração Adventure 1.8 ganhou faróis com moldura e máscara negra, moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecidos e rodas de liga leve aro 16 polegadas, também escurecidas. A linha 2017 passa a contar com a nova versão Adventure Dualogic, com câmbio automatizado, que dispensa o pedal de embreagem. Os preços são os seguintes: Weekend Attractive 1.4 (R$ 56.600); Adventure 1.8 (R$ 71.150) e Adventure Dualogic 1.8 (R$ 75.150)

PRATICIDADE – A Volare, uma das líderes nacionais na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, lançou o “Volare V8L Escolarbus”. O microônibus foi desenvolvido para atender o Programa de Transporte Escolar Municipal Gratuito (TEG) do governo do município de São Paulo, que transporta alunos com mobilidade reduzida de suas casas para a escola. Com projeto diferenciado, o novo veículo tem capacidade para transportar até cinco cadeirantes.