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DUPLO USO – Corre nas redes sociais que o encosto de cabeça – equipamento hoje obrigatório nos veículos novos e que protege a cabeça e o pescoço em caso de forte colisão traseira – foi fabricado com uma finalidade extra, que é quebrar os vidros do veículo em casos emergenciais, como por exemplo, um capotamento e consequente dificuldade de evasão do automóvel com a carroceria danificada. Pesquisei quatro montadoras e nenhuma delas confirmou isso, no entanto, pessoalmente, pela estrutura do objeto, acredito que sim, o encosto de cabeça pode servir como um ´martelo´ improvisado para se quebrar um vidro e pular fora do automóvel num momento de pânico. Os encostos de cabeça são fixados por duas hastes de ferro que se encaixam na parte superior do encosto que serve para aparar o tronco humano. Eles são escamoteáveis e podem ser soltos, geralmente, por uma pequena trava em um dos dois lados das hastes. Às vezes, são retiráveis mesmo sem trava.

MAIS VENDIDOS – O mercado parece que começou o ano menos aquecido do que janeiro de 2016. A queda foi de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. Acompanhe o ranking dos mais vendidos do primeiro mês do ano. 1º) Onix com 13.903 emplacamentos. Esse Chevrolet compacto vendeu quase o dobro do segundo colocado. 2º) Hyundai HB20/HB20X (7.364 unidades); 3º) Ford KA (7.081); 4º) Volkswagen Gol (5.073); 5º) Fiat Strada (4.412); 6º) Renault Sandero (4.277); 7º) Chevrolet Prisma (4.063); 8º) Toyota Corolla (4.013); 9º) VW Fox/Crossfox (3.593); 10º) Honda HR-V (3.267); 11º) Fiat Toro (3.259); 12º) Fiat Palio (3.172); 13º) Fiat Mobi (3.171); 14º) Jeep Compass (3.095); 15º) Toyota Etios (com 3.019 emplacamentos).

NA LUA – Goodyear celebra o aniversário de 46 anos do pneu especial que desenvolveu para a missão Apollo 14. Os pneus Goodyear XLT equipavam o módulo que coletava material da superfície lunar, como parte de missão lançada em 31 de janeiro de 1971.

NITROGÊNIO – Como curiosidade, esses ´pneus lunares´ passaram por um desenvolvimento de 10 anos e possuíam características bem especiais. A primeira delas era a seguinte: ao invés deles serem inflados com ar, os pneus Goodyear XLT tinham nitrogênio injetado. Para que estivessem na condição ideal de circular na lua, os pneus eram inflados primeiramente na Terra em uma câmara de vácuo. Ao serem removidos, as câmaras de ar no interior sucumbiam à pressão atmosférica do nosso planeta, mas retornavam ao seu estado normal quando a aeronave estava a caminho da atmosfera lunar.

NA PRESSÃO! – Sabe com quantas libras eles eram inflados? Cerca de 360 libras, ou seja, mais de dez vezes a pressão de um pneu comum de um veículo com aro 15 polegadas. Para suportar um ambiente hostil na lua, os pneus lunares da Goodyear suportavam temperaturas que variavam entre -29,4 e + 121 graus Celsius.