Desde 2010

buru-rodas

////

30_pcf300317

:::::

NOVA VERSÃO – Fiat anunciou esta semana a ampliação da linha Mobi, seu compacto de entrada. A marca italiana enfatiza a chegada do ´Mobi Drive GSR´. A nova configuração vem equipada com câmbio automatizado e motor Firefly 1.0 de três cilindros. O fabricante ressalta no boletim enviado à imprensa especializada que, “segundo testes do Inmetro-PBEV, o Mobi Drive GSR alcançou o menor consumo de combustível em ciclo urbano entre todos os modelos equipados com motor 1.0 à venda no Brasil”. A Fiat oferece a nova versão Drive GSR com tabela a partir de R$ 44.780.

NEM TANTO… – Testes de consumo, mesmo quando feitos por instituições até hoje consideradas sérias, como é o caso do Inmetro, são passíveis de variações oriundas de interferências como o clima, a altitude, o testador humano ou a máquina avaliadora, portanto, saber qual é o carro mais econômico do Brasil não é tarefa assim tão fácil de se afirmar. Somente um teste comparativo entre veículos avaliados numa mesma pista, com apenas um condutor ao volante e nas mesmas ´CNTP´ (condições normais de temperatura e pressão), poderiam dar uma resposta mais assertiva.

COMPARAÇÃO – Os fantásticos (principalmente em economia) VW Up! e Peugeot 208 (ambos com motores de 3 cilindros e 1.000 cm³) até hoje detém os melhores números de consumo de combustível nas minhas avaliações de test-drive no Brasil e mundo afora. Vamos aguardar o citado Mobi acima para o teste. Se ele fizer mais de 24,6 km/litro (marca vitoriosa que consegui obter num VW Gol de 3 cilindros em circuito misto cidade/estrada, numa competição de economia ao volante), aí eu tiro o chapéu pra ele.