Desde 2010

buru-rodas

////

29_pcf290617

:::::

EXPANSÃO – Com o objetivo de combater os congestionamentos de tráfego e aprimorar a mobilidade no mundo, a TomTom já estendeu o seu dispositivo “Traffic” a países do Leste Europeu e Oriente Médio. A marca do GPS mais conhecido da atualidade, anunciou a introdução do ´TomTom Traffic´ na Lituânia, Estônia, Letônia, Ucrânia, Croácia e Romênia além de Omã, Qatar, Bahrein e Israel, ampliando o alcance do serviço para 64 países. Com a adição desses novos lugares, a empresa oferece a mais abrangente cobertura de tráfego da Europa e do Oriente Médio. O TomTom Traffic fornece informações atualizadas sobre as condições das estradas, como engarrafamentos, obras na pista e acidentes. Essas informações podem ser utilizadas pelos motoristas para encontrar a melhor rota e evitar congestionamentos, mas também podem ser usadas por autoridades rodoviárias para monitorar, analisar e influenciar o tráfego.

IMPRESSÃO 3D – A Daimler Buses, maior fabricante de ônibus do mundo, está explorando os benefícios da impressão 3D de tal maneira, para que os mais diferentes pedidos de seus clientes possam ser projetados e produzidos em pequena série a baixo custo. No momento, a Daimler já vê a possibilidade de usar esta tecnologia para a produção de componentes complexos no interior de ônibus num só passo, em vez de vários outros, mesmo no caso de componentes móveis. A produção de peças em 3D possibilita soluções perfeitas em resposta a pedidos recebidos de clientes que procuram características especiais de equipamentos específicos ou que estejam esperando por uma peça de substituição correspondente.

EM TESTE – Phoenix, no Estado de Arizona, é um dos lugares do mundo mais simpáticos às inovações tecnológicas. Os carros autônomos, por exemplo, estão sendo bem recebidos naquele reduto norte-americano. A General Motors, junto com a Uber e a Waymo (Google), estão realizando vários testes nas suas ruas e estradas. A Waymo já completou mais de cinco milhões de quilômetros rodados em seus carros autônomos e a Google tem um programa chamado Early Rider (primeiros caronas) aberto para centenas de residentes locais. O objetivo é descobrir o que as pessoas comuns acham dos veículos autônomos, como, quando e onde devem usá-los e quantas informações querem receber sobre eles. Carros de marcas GM, Lyft, BMW e até o 500 Chrysler Pacific (minivan) já estão no programa Early Rider. Os autônomos já estão mais perto de chegar do que imaginamos.

MICRO – O Uniti, pequeno carro-conceito elétrico urbano de origem sueca, já está rodando. Ele leva dois passageiros na mesma disposição de uma moto (um atrás do outro). Projetado por uma start-up europeia num regime de “vaquinha”, o modelo é sustentável, simples, bem acabado e com bom espaço de carga para pequenas compras num supermercado. O veículo tem motor de 15 kW e as suas baterias são feitas de íons de nitrogênio, carregáveis por indução ou carga externa. Microcarros poderão ser a solução para o caos urbano no trânsito.

MAIS UM – Por ocasião do evento “Innovation Days”, realizado recentemente, o Grupo PSA recebeu mais de 200 pessoas (jornalistas, investidores, instituições, público em geral) nas instalações de Vélizy (França) para apresentar o seu programa AVA “Autonomous Vehicle for All” de desenvolvimento de carros autônomos e soluções tecnológicas associadas. Essas marcas francesas já estão preparando os seus públicos consumidores para a realidade dos carros autônomos. A tecnologia já existe e funciona, mas ainda está em ajustes finais. O maior empecilho para a liberação dos carros autônomos são as leis, que precisam ser adequadas à nova realidade. A PSA (Peugeot/Citroën) diz que, a partir de 2018 já serão implementadas funções de condução automatizadas. Em seguida (a partir de 2020), funções progressivamente autônomas oferecerão ao condutor a possibilidade de transferir a condução ao veículo, sem supervisão.

DATA CERTA – Publiquei recentemente nesse espaço que o Volkswagen Polo 2018 – que será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) – já estaria nas lojas em setembro deste ano. Assim seria, mas marca alemã ajustou as máquinas e somente entregará o hatch em outubro ao mercado brasileiro.