Desde 2010

buru-rodas

////

06_pcf060713

:::::

NÚMERO – Volkswagen do Brasil celebra a estupenda marca de 8 milhões de unidades produzidas do Gol, seu famoso hatch. Marca alemã reuniu a imprensa e colecionadores para celebrar o feito. O modelo é o carro mais vendido e exportado da história do Brasil.

ÍCONES – Quem nasceu até 1980, com certeza absoluta relembrará de algumas versões inesquecíveis do Gol, como os esportivos GT, GTS e GTi, este último, o primeiro carro do Brasil a vir equipado com injeção eletrônica, aposentando de vez o carburador. A partir de agora o Gol, assim como o Voyage e a linha Up!, só serão fabricados na unidade de Taubaté (SP). A fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (e que também fabricava o Gol), produzirá o novo Polo.

ANIVERSÁRIO – Kia Motors do Brasil comemorou no último dia 30 de junho os seus primeiros 25 anos de atuação no mercado brasileiro. A empresa coreana hoje tem 70 concessionários que oferecem 100 pontos de atendimento no país. O Grupo Gandini (representante oficial da marca no Brasil) promoveu a festa de celebração em Montevidéu (Uruguai), aonde monta o caminhão leve Bongo.

OUTRO – Scania também está soprando velinhas: completa 60 anos de atuação no Brasil. Desde 1957 que essa empresa sueca está por aqui comercializando os seus caminhões. No início chamava-se “Scania-Vabis do Brasil S/A Motores Diesel”. Hoje é uma das maiores do mundo com vasto portfólio de produtos pesados com alta tecnologia embarcada. Inovou em 1963 oferecendo direção hidráulica em seus veículos.

ESTAMOS QUASE LÁ! – Além de já ter ficado famoso como “o país da corrupção” e o lugar de maior índice de roubos e assassinatos à mão armada do planeta, o Brasil começa a inovar outra vez: é o primeiro país do mundo a exibir – numa mesma via, na mesma calçada e, pasmem, às vezes até no mesmo poste de sinalização de trânsito – duas placas indicativas de velocidades diferentes! Em São Paulo há vários casos e; na pequena Estância, interior sergipano, também existe uma situação dessas. A sinalização absurda causa confusão no motorista que, quase sempre cai nas garras do DNIT/Detrans com multas inaceitáveis que podem – e devem – ser questionadas por todos que se sentirem injustiçados. É o velho país aonde traficante de drogas se vicia no produto que revende, prostituta sente prazer e cafetão sofre por amor…

BUROCRACIA – Há décadas, o sistema de trânsito dos Estados Unidos, por exemplo, foi refeito e simplificado. De norte a sul, leste a oeste, quase 100% das vias de ligação interestaduais têm limite de velocidade fixo em 55 milhas por hora, o equivalente à (exatamente) 88,5 km/h. No tosco Brasil há uma salada vesga de “limites” de velocidade que permeiam os 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e até 120 km/h… Sem falar dos tais “quebra molas” que só servem pra aumentar a poluição do ar (por causa da redução e aceleração de marcha) e causar acidentes diversos. Um samba louco que ainda gera nas patéticas e assassinas estradas brasileiras uma média de 50 mil mortos por ano e mais uns 200 mil inválidos por causa de acidentes de trânsito.

PRÊMIO – Pelo terceiro ano consecutivo, o propulsor Peugeot a gasolina turbo de 3 cilindros PureTech, ganhou o prêmio “Motor do Ano 2017”, vencendo na sua categoria a 19ª edição do “International Engine of the Year Awards”. Essa unidade está disponível com 110 e 130 hp.